Como melhorar a gestão de desempenho?

Como melhorar a gestão de desempenho?

24 de julho de 2024 /

Como melhorar a gestão de desempenho?

Um dos aspectos mais desanimadores para qualquer profissional é trabalhar em uma empresa que não repassa ao colaborador informações sobre sua atuação e desempenho na função.

Afinal, qualquer funcionário quer entender se está correspondendo às expectativas e se tem possibilidades de crescer naquela organização. 

Mas um grande problema paira nessa situação: a falta de gestão de desempenho da administração da empresa. 

Por outro lado, a própria empresa também é impactada negativamente, pois não tem noção se o trabalho que a equipe está desenvolvendo vai ser benéfico para o crescimento da empresa. 

O ideal, então, é aplicar uma gestão de desempenho adequada aos padrões da empresa, para garantir que as metas e os resultados sejam alcançados.

Continue a leitura e confira mais sobre isso.

O que é gestão de desempenho?

Podemos definir a gestão de desempenho como o estabelecimento de metas e acompanhamento contínuo da produtividade dos colaboradores para alcançar os resultados propostos. 

Muito mais do que alinhar objetivos, esse acompanhamento também identifica possíveis melhorias ao longo do processo e o uso do máximo potencial dos colaboradores. 

Pensando nisso, a gestão de desempenho está baseada em duas dimensões:

COMPORTAMENTOS – meios utilizados para chegar no resultado, o famoso “como o trabalho foi feito”. Refere-se às habilidades e competências técnicas/comportamentais.

RESULTADOS – está relacionado ao que foi realizado, ou seja, a entrega das metas, observando a qualidade e a finalização. 

Sendo assim, levando em consideração os comportamentos e resultados, a gestão de desempenho tem alguns objetivos específicos:

  • Identificação dos pontos fortes e fracos de cada colaborador 
  • Melhorar a comunicação entre gestores e colaboradores
  • Reconhecer e premiar o bom desempenho
  • Desenvolver uma gestão mais estratégica
  • Identificação de talentos e necessidades
  • Assertividade na tomada de decisões
  • Retenção de talentos 

E para alcançar esses objetivos, é necessário atravessar algumas etapas:

1. Planejamento

Em alinhamento com a estratégia organizacional, define-se metas e objetivos.

2. Acompanhamento

Supervisão constante do desempenho dos colaboradores, auxiliando-os no cumprimento das metas.

3. Avaliação

Momento de analisar e medir o progresso dos colaboradores em relação às metas.

4. Feedback

Repassar ao colaborador informações sobre o seu desenvolvimento, com destaque para pontos fortes e fracos, apontando o que precisa ser melhorado.

5. Desenvolvimento

Implantação de estratégias de aperfeiçoamento das competências e habilidades dos profissionais.

Quais as principais formas de aplicar a gestão de desempenho?

Para capacitar os colaboradores e melhorar o sistema organizacional da empresa, é necessário aplicar algumas práticas de gestão que podem acelerar o desenvolvimento da empresa. 

Confira algumas boas práticas de gestão de desempenho:

OBJETIVIDADE E CLAREZA NA COMUNICAÇÃO

Em qualquer processo de trabalho, é essencial que a comunicação seja clara e objetiva, para que os colaboradores saibam o que deve ser feito. Por isso, os gestores devem expressar bem suas expectativas para não gerar ruídos.

Sendo assim, as metas devem ter cinco características: ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e ter prazos definidos.

FEEDBACKS

Uma conversa franca sobre a atuação de cada colaborador é necessária para que todos entendam o seu papel dentro da empresa. E, mais do que isso, se o seu trabalho tem feito a diferença para o crescimento da companhia. 

O feedback também é importante individualmente, para que os funcionários possam aprimorar suas competências e suas metas pessoais de evolução profissional.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

A gestão de desempenho é um acompanhamento da produtividade dos colaboradores, certo? Se os gestores percebem que esse desempenho não está dentro dos padrões da empresa, então, é necessário fornecer meios para que esse funcionário se aprimore.

Treinamentos, então, são ideais para apoiar os colaboradores e ajudá-los a sanar dúvidas e os capacitar em novos assuntos e expertises que estão em alta em suas áreas de trabalho.

RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO

Ao mesmo tempo em que alguns colaboradores precisam se aperfeiçoar, outros já estão em um nível de desempenho satisfatório e precisam receber reconhecimento pelo seu trabalho. 

Essa validação do trabalho de um bom colaborador ajuda a manter o ânimo da equipe e também é uma forma de agradecer por toda a dedicação pela empresa. 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A avaliação e gestão de desempenho não têm o mesmo significado? 

Não. Na realidade, a avaliação de desempenho é uma das etapas do processo de gestão de desempenho e tem dois objetivos específicos:

  • 1 – Mensurar a performance do funcionário para que a empresa tome as melhores decisões.
  • 2 – Fornecer materiais para que o funcionário aprimore seu desempenho.

O ideal é que a avaliação de desempenho aconteça periodicamente, geralmente, a cada três meses. Além disso, pode ser feita de diversas formas:

  • Autoavaliação de desempenho 360°
  • Autoavaliação de desempenho 180°
  • Autoavaliação de desempenho
  • Avaliação por competência
  • Avaliação por objetivos
  • Avaliação da equipe
  • Avaliação do líder

SAIBA MAIS -> Por que 36% das empresas brasileiras não possuem avaliação de desempenho?

Uma gestão de desempenho eficaz pode levar a um aumento da produtividade, melhoria da satisfação dos funcionários e maior alinhamento entre os objetivos individuais e organizacionais. 

Por isso, que tal também exercer uma gestão humanizada?

SAIBA MAIS -> Quais são as vantagens de aplicar gestão humanizada na sua empresa?

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