Acessibilidade em condomínios: dicas para implantar no seu

Acessibilidade em condomínios: dicas para implantar no seu

26 de julho de 2022 /

Acessibilidade em condomínios: dicas para implantar no seu

Um lugar chamado de lar deve atender a todas as necessidades do seu morador. Por isso, trouxemos o tema acessibilidade em condomínios como pauta deste blog. Você sabia que um condomínio tem o dever de possuir um ambiente transitável e facilitar o acesso a pessoas portadoras de deficiência? 

Esse tema, infelizmente, ainda é pouco discutido no Brasil, mas você pode garantir que seu condomínio esteja dentro das normas e que ele realmente seja um lar para quem possui algum tipo de deficiência. Dessa forma, é só seguir as dicas que a EMPRESTA Capital separou para você. Continue conosco. 

Por que a acessibilidade em condomínios é importante? 

Bom, é como falamos no parágrafo anterior. Um prédio que proporciona mais inclusão aos seus moradores realmente pode ser chamado de lar. E quando falamos de moradores, falamos de todo mundo. Ou seja, além de pessoas com deficiência, incluímos também grávidas e idosos, por exemplo. E aí, será que sua gestão atende todos eles? 

Agora, falando em importância, é possível destacar que um condomínio acessível é mais inclusivo e seguro, evita acidentes dentro das áreas internas, deixa pessoas deficientes mais confortáveis, e muito mais. Então, vamos finalmente para a prática? 

Dicas para deixar seu condomínio mais acessível  

Se a sua gestão ainda não atende a todos os públicos, chegou o momento, certo? Sendo assim, é só seguir as dicas que separamos para você implantar na sua gestão condominial e deixar as áreas do seu condomínios adequadas para todos os públicos. Continue a leitura! 

1. Elevadores e banheiros adaptados 

Primeiramente, é importante que os elevadores e os banheiros do seu prédio sejam adaptados para cadeirantes. Assim, ambos devem ter um espaço amplo e barras de suporte. No caso dos banheiros em específico, o ideal é que possuam piso antiderrapante, além de pias e vasos adaptados. 

2. Pisos adequados 

Nas áreas comuns do prédio, é imprescindível que os pisos também sejam seguros para quem transita. Assim, eles devem ser antiderrapantes e regulares. Dessa forma, tanto grávidas e pessoas com deficiência quanto idosos poderão passar tranquilamente, sem nenhuma preocupação. 

3. Vagas de garagem 

Quando falamos de acessibilidade em condomínios, essa talvez seja a mais comum. Por lei, os condomínios precisam destinar vagas de veículo para idosos e pessoas com deficiência. 

4. Sinalização 

A sinalização possui um papel importante nesse processo. Isso porque ela, seja visual ou tátil, ajuda no direcionamento de quem mora ou visita o condomínio. Desse modo, invista em placas, sinalizações em braile, piso tátil, entre outras formas. 

E então, gostou das dicas e quer implantá-las no seu prédio? Nós podemos te ajudar a viabilizar esse projeto! Clique aqui, fale com a EMPRESTA e permita que seu condomínio seja um local seguro e inclusivo para todos! 

Leia também: Sustentabilidade em condomínios: saiba como implantar

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    9  +  1  =