Microcrédito: Conheça os impactos para pequenos empreendedores

O impacto socioeconômico do microcrédito

23 de março de 2023 /

O impacto socioeconômico do microcrédito

Facilitar e viabilizar. O microcrédito é a forma mais acessível para pequenos negócios, empreendedores e funcionários que desejam investir em novos projetos, pagar dívidas e até mesmo financiar o capital de giro.

O bem-estar financeiro de uma pessoa pode depender não apenas do seu fluxo de gastos pessoais, mas também do negócio em que ela investe. Para quem possui uma microempresa, por exemplo, pode sentir dificuldades em adquirir equipamentos, contratar serviços, manter o caixa no azul e até mesmo investir em projetos que darão mais visibilidade ao trabalho.

Se reconheceu em alguma dessas situações?

Para quem trabalha de forma autônoma e enfrenta algumas dificuldades no que diz respeito às finanças, o microcrédito é uma das melhores formas de viabilizar novos projetos e dar um gás no fluxo de caixa. Com essa operação, é possível que pessoas jurídicas (PJ), e até mesmo pessoas físicas (PF), tenham acesso a uma linha de crédito extremamente vantajosa em comparação às demais.

Muitas vezes, para resolver essas questões, não é necessária uma quantia exorbitante, mas apenas o necessário para suprir essas necessidades. Então, por que não aderir a uma modalidade que tem exatamente isso, com mais flexibilidade no pagamento e aquisição? É isso que o microcrédito propõe.

O que é o microcrédito?

O microcrédito é uma modalidade de concessão ao crédito voltado para empreendedores, formais ou informais, que não conseguiram acesso a linhas tradicionais de crédito. Como o próprio nome já diz, os valores disponibilizados para essa operação costumam ser inferiores a outras modalidades, não passando do teto de 20 mil reais para cada empreendedor. Quem cuida das regras desse microcrédito é o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). 

Algumas instituições financeiras, operadores de crédito, fornecem benefícios para aqueles que se enquadram em alguns requisitos, como: renda ou receita bruta igual ou inferior a R$ 360 mil em cada ano-calendário; ter mais de 18 anos.

O microcrédito agrega uma série de benefícios que deixa muitos profissionais ao alcance de concretizar os seus sonhos e projetos. É uma ótima ferramenta de transformação social e econômica, abrindo um leque de possibilidades para muitas pessoas que podem se sentir “esquecidas”, sem possibilidades de investir em novos projetos. 

O livro “Introdução ao Microcrédito” do Banco Central do Brasil vai além, dizendo o seguinte:

“O microcrédito democratiza o acesso ao crédito, fundamental para a vida moderna, do qual grande parte dos brasileiros está excluída. A disponibilidade de crédito para empreendedores de baixa renda, capazes de transformá-lo em riquezas para eles próprios e para o País, faz do microcrédito parte importante das políticas de desenvolvimento.”

Para isso, ele agrega uma série de benefícios que deixa muitos profissionais ao alcance de concretizar os seus sonhos e projetos.

LEIA TAMBÉM: Você sabe o que é ansiedade financeira? Entenda mais sobre o assunto!

Incentivo a novos projetos

Para quem é PJ ou PF, o microcrédito é a opção mais viável de crédito. Isso possibilita que, por exemplo, prestadores de serviços, funcionários de condomínios e até mesmo administradoras menores, consigam implementar novos projetos a curto prazo.

Fortalecimento do fluxo de caixa

Para o empreendedor que passa por alguma dificuldade em relação ao controle de caixa, inadimplência e outras questões sobre finanças, há solução.O microcrédito é uma solução financeira mais rápida e acessível, sem a necessidade de grandes avaliações econômicas, nem de um prazo de espera demorado.

Desburocratização

Os microcréditos são disponibilizados por operadoras de créditos regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. Assim, as pessoas não precisam ir a grandes agências bancárias para solicitar crédito. Empresas regulamentadas, como a EMPRESTA Capital, oferecem essa modalidade com condições e taxas exclusivas dessa operação financeira.

Quer conhecer as melhores condições de microcrédito para implementar novos projetos? Temos as soluções financeiras ideais para o seu negócio.

A EMPRESTA Capital foi eleita a Instituição Financeira mais sustentável do Brasil, realizando o 1º processo brasileiro sem papel em suas transações e por incentivar e financiar projetos que geram impacto social e ambiental.

Os impactos socioeconômicos do microcrédito da EMPRESTA Capital

🔶Acesso ao Sistema Financeiro;

🔶Várias regiões carentes impactadas;

🔶Distribuição de renda;

🔶Geração de empregos diretos;

🔶Incentivo, fomento e capacitação de PJ e PF;

🔶Desburocratização.

Processo super simples e 100% digital. Fomos os precursores no Brasil no uso de APPs para assinatura e liberação de créditos e processos 100% “paperless”.

EMPRESTA Capital: Instituição Financeira, 100% independente, líder absoluta e pioneira em soluções financeiras a Condomínios

SAIBA MAIS

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  56  =  64