
A educação financeira é o entendimento sobre o gerenciamento do dinheiro e das finanças, ao longo da vida, para não sofrer com dívidas e fazer investimentos de sucesso.
Você sabe se planejar financeiramente?
Todo mês, quando o salário cai, sobra um dinheirinho ou todas as contas já devoram toda a grana que você suou para conquistar ao longo do mês?
E essas contas… são necessárias (água, luz, alimentação, transporte, etc.) ou são aquelas blusinhas que você vê na loja e precisa ter? Ou um tênis novo a cada mês?
São algumas perguntas para refletirmos…
E, se suas respostas são “não sei me planejar”, “não sobra dinheiro”, “eu gasto além do que ganho”, “eu precisava daquele tênis, é lindo”, bom, está faltando algo na sua vida.
Sabe o que é? Educação financeira!
Mas, não se culpe. A culpa realmente não é sua. Historicamente, o brasileiro não sabe mesmo se planejar, pois nunca foi ensinado sobre educação financeira.
De acordo com uma pesquisa feita pela fintech Leve, 52% dos brasileiros não sabem como montar um planejamento financeiro. Para os especialistas, as principais barreiras enfrentadas pelas pessoas na hora de pensar no futuro são:
- Imprevistos financeiros
- Baixo orçamento do brasileiro
- Cultura consumista do brasileiro
- Ausência de conhecimento sobre finanças
- Geração atual não se preocupa com o futuro
Apesar de o brasileiro não ter o costume de aprender sobre Educação Financeira, na escola, por exemplo, em qualquer idade é possível entender mais sobre o assunto, afinal, ninguém quer ficar atolado em dívidas e nunca ter dinheiro na conta para emergências.
Para evitar cenários economicamente instáveis e te ajudar a se educar financeiramente, vamos conversar sobre Educação Financeira?
Continue a leitura e confira!
O QUE É EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
Educação Financeira, nada mais é do que o processo de busca ou o tempo de estudo para obter conhecimento sobre como lidar com o dinheiro de uma maneira inteligente e consciente. O ideal é que todo o aprendizado seja convertido em práticas do dia a dia, para gastar dinheiro de forma justa.
A Educação Financeira está baseada em quatro pilares. Vamos conhecê-los:
- Reconhecer
Como está a sua saúde financeira?
Ao reconhecer a situação das suas finanças, é possível definir objetivos e pensar no futuro.
Por exemplo: a situação é uma dívida de R$ 10 mil. Após reconhecer a situação, é possível pensar nos objetivos: pagar a dívida, iniciar uma reserva financeira, investir para um negócio.
- Registrar
Você sabe para onde está indo o seu dinheiro?
Assim como uma empresa controla o fluxo de caixa, qualquer pessoa pode registrar suas receitas e gastos para entender o caminho do dinheiro (e porque ele não para na conta). Utilize planilhas, aplicativos e tabelas disponíveis na internet.
- Revisar
Você gasta mais do que ganha?
Essa é uma queixa comum dos brasileiros, afinal, o salário não aumenta conforme as contas e impostos.
Gastar menos do que ganha é um conceito básico da Educação financeira. Por isso, ter disciplina e fazer ajustes no orçamento é essencial para não viver no limite todo mês.
- Realizar
Você tem metas de crescimento?
Lá no primeiro pilar, definimos objetivos, lembra? Eles devem ser progressivos e buscar o seu crescimento financeiro para que, além de sobreviver com o seu dinheiro, você também possa aproveitá-lo.
Por ser uma área multidisciplinar, a educação financeira abrange matemática, contabilidade, economia e também, inteligência emocional. Afinal, é necessário ter maturidade emocional para tomar grandes decisões.
No geral, a educação financeira tem o objetivo de emponderar as pessoas e lhes dar o conhecimento mínimo para serem independentes, seguindo suas metas e sonhos.
INFÂNCIA: O PRIMEIRO LUGAR PARA COMEÇAR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA!
Lembra que te dissemos que você não tem culpa de não entender sobre finanças porque a cultura do brasileiro não abrange essa disciplina nas escolas?
Então, apesar de você poder aprender sobre Educação Financeira a qualquer momento da vida, o ideal é aprender na infância!
Portanto, para melhorar esse cenário, em julho de 2021, o Ministério da Educação criou o Programa de Educação Financeira nas Escolas, para capacitar 500 mil professores, em três anos, para ensinar os alunos sobre finanças.
No Brasil, as escolas também podem contar com a Estratégia Nacional de Educação Financeira, que pretende contribuir para apoiar a população a tomar decisões financeiras autônomas e conscientes.
Segundo especialistas, a infância é o melhor momento para começar a aprender sobre finanças, pois é a melhor fase de aprendizado, onde o ser humano é mais influenciado e estimulado. Assim, os pequenos vão crescer adultos que sabem fazer boas escolhas com seu dinheiro.
Sendo assim, o indicado é brincar com as crianças com jogos que envolvam dinheiro, como o famoso Banco Imobiliário e o Jogo da Vida. Ou, levá-las para fazer compras e explicar como funciona a questão do crédito, parcelamento, entre outras coisas.
SAIBA MAIS -> Qual a maneira mais eficaz de ensinar o valor do dinheiro para crianças?
15 DICAS DE FINANÇAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA!
- Negocie suas dívidas
- Planeje metas financeiras
- Corte gastos desnecessários
- Analise sua situação financeira
- Saiba dizer não para gastos das crianças
- Converse com a família para todos se ajudarem a economizar
- Faça investimentos que façam sentido para você e sua família
- Reserve um valor, todo mês, para criar uma reserva de emergência
- Pense bem nas dívidas parceladas que você vai pagar por um longo período
- Anote todos os seus gastos para visualizar quanto entra e como seu dinheiro é gasto
- Divida as responsabilidades financeiras com as outras pessoas da casa que também têm salário
- Combata o consumismo: saiba dizer não para si mesmo quando quiser gastar com algo supérfluo
- Não empreste o seu cartão de crédito e não contrate empréstimos em nome de familiares e amigos
- Planeje as compras que deseja comprar para entender se você terá dinheiro para pagar quando a fatura chegar
- Controle seus gastos mensais e estabeleça um limite de gastos com cada tipo de coisa (lazer, alimentação, transporte por app, contas)
Finalmente, agora que já te apresentamos à Educação Financeira, você já pode começar a tirar o seu projeto do papel.
Portanto, aprenda também sobre Linhas de Crédito para descobrir qual é a melhor alternativa para realizar os seus sonhos!
Nenhum comentário