
22 de março. Dia Mundial da Água.
Pode parecer apenas mais um dia comum no calendário, porém, é um dia para entendermos como este assunto é importante, principalmente para quem vive em condomínio e divide a conta com outras pessoas.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas):
- Em 2019, cerca 1,4 milhão de mortes no mundo foram atribuídas a serviços inadequados de higiene
- A população urbana global que enfrenta escassez de água deve duplicar de 930 milhões de pessoas, em 2016, para 1,7 ou 2,4 bilhões em 2050
- 26% da população global não tem acesso à água potável (ou seja, 2 bilhões do total de 8 bilhões de habitantes no mundo)
- 46% dos habitantes do planeta não possuem serviços de saneamento seguros (3,6 bilhões de pessoas)
Tudo isso é resultado das mudanças climáticas, ação humana e crescimento da população. O que nos resta fazer, então?
Economizar água!
Continue a leitura e confira algumas dicas para economizar água no condomínio.
O que fazer para economizar água no condomínio?
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO COM OS MORADORES
Para começar a economizar água no condomínio, nada melhor do que incentivar os moradores, não é? Você pode fazer isso distribuindo cartazes em murais, elevadores ou enviando notificações via e-mail e WhatsApp.
É imprescindível que todos saibam da importância da campanha para um uso de água mais consciente! Em tempo: essa campanha precisa ser recorrente, para que ninguém esqueça de economizar água.
REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA E REÚSO DE ÁGUA
Reaproveitar água da chuva por meio de reservatórios de armazenamento é uma excelente alternativa. Essa água pode ser utilizada para a limpeza de áreas comuns e para regar os jardins, por exemplo.
Além disso, a implementação de uma pequena estação de tratamento de água do banho e das pias para reutilização em descargas, lavagens de pisos e outras finalidades pode ajudar a diminuir a conta de água do condomínio.
MANUTENÇÕES PREVENTIVAS
Uma das principais estratégias para economizar água no condomínio é realizar inspeções constantes para evitar vazamentos – assim é possível reduzir cerca de 20% do consumo.
O ideal é que a fiscalização ocorra a cada seis meses, no mínimo. Vale lembrar que essa vistoria técnica pode ser feita até mesmo por um zelador treinado. Se qualquer tipo de escape for detectado pelo responsável, o ideal é que o reparo seja solicitado imediatamente.
REDUTORES DE VAZÃO
Quando instalados em chuveiros e torneiras dos apartamentos, esses dispositivos garantem uma excelente economia de água. Os redutores podem ser uma simples redinha de ferro que direciona a água, até aparelhos mais tecnológicos e sofisticados, como as torneiras automáticas, por exemplo.
UTILIZAÇÃO EFICIENTE DA ÁGUA NAS ÁREAS COMUNS
Usar vassouras ao invés de mangueiras para limpar calçadas e áreas externas é sempre a melhor opção. Caso seja necessário usar água, opte por um sistema de reúso.
Na piscina, o ideal é reduzir a quantidade de reposição de água utilizando coberturas para evitar evaporação excessiva, além de monitorar o sistema de filtragem constantemente.
HIDRÔMETROS INDIVIDUAIS
Essa é uma ótima medida, afinal, os hidrômetros individuais são completamente eficazes para economizar água no condomínio.
Aproveite as reuniões e assembleias dentro do prédio para propor a troca da conta de água de consumo coletivo para a de consumo individual. Se cada unidade pagar apenas o que consumir, as famílias adotarão medidas e mudarão alguns hábitos para diminuir o uso de água.
SAIBA MAIS -> Tarifa mínima de água em condomínios sem individualização
Agora que você já conhece algumas dicas para economizar água no condomínio, está na hora de colocá-las em prática! Lembre-se: é um trabalho em conjunto e deve existir colaboração de todos os moradores.
Além de salvar o orçamento, o intuito também é salvar nosso planeta. Assim, ninguém paga caro por nada!
No entanto, sabemos que algumas dicas exigem investimento econômico, e talvez o seu condomínio não possa fazer isso neste momento.
Mas, como economizar água é urgente, a EMPRESTA Capital pode ajudar o seu condomínio com a liberação de empréstimo!
- Sem aval ou garantia real
- Financiamento imediato do projeto
- Valorização automática do patrimônio
- Parcelas que não impactam o morador
- Segurança de uma instituição financeira
- Especialistas com conhecimento profundo do mercado
Quer aproveitar a oportunidade e solicitar o crédito para o seu condomínio?
Nenhum comentário