Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

17 de junho de 2024 /

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

Quando uma empresa abre uma vaga de trabalho, ela busca profissionais que atendam às qualificações e competências técnicas da função. Claro, isso é muito importante para fazer uma contratação assertiva, de alguém que tenha expertise para realizar a tarefa desejada.

Porém… tem mais. 

As empresas também buscam profissionais com aptidões pessoais e comportamentais específicas, que sejam compatíveis com os valores e a missão da empresa, para ambos estarem alinhados. 

Levando essa conversa para um linguajar mais técnico, estamos falando das hard skills e soft skills. Você já ouviu falar destes termos?

Continue a leitura e confira mais.

O que são hard skills e soft skills?

Primeiramente, precisamos traduzir, certo?

As três palavras vem do inglês e tem os seguintes significados:

Skills = habilidades

Hard = difícil 

Soft = suave

HARD SKILLS

As hard skills são habilidades técnicas ou específicas que podem ser claramente definidas e medidas. Elas são frequentemente adquiridas por meio de educação formal, treinamento, cursos e experiências profissionais, portanto, podem ser comprovadas.

Sabe aqueles “conhecimentos específicos” que você coloca no currículo? Então, esses mesmos.

Alguns exemplos de hard skills

  • Graduação
  • Cursos técnicos
  • Mestrados e doutorados
  • Fluência em idiomas estrangeiros
  • Conhecimentos de legislação trabalhista
  • Conhecimentos de recrutamento e seleção
  • Conhecimento em Contabilidade e Finanças
  • Competências em Engenharia ou Design Gráfico
  • Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas
  • Programação em uma linguagem específica (e.g., Python, Java)
  • Certificações em áreas como gerenciamento de projetos (e.g., PMP)
  • Conhecimentos avançados em softwares, como domínio do Pacote Office ou Photoshop

No geral, as hard skills são definidas antes da fase de seleção dos candidatos e depende da vaga em aberto. Por isso, é importante que o RH e o gestor se reúnam para planejar a descrição da vaga com o máximo de detalhes possíveis para contratar a pessoa mais compatível para o cargo.

SOFT SKILLS

Soft skills são habilidades interpessoais e intrapessoais que influenciam como você trabalha e interage com outras pessoas. Elas são mais subjetivas e menos tangíveis que as hard skills, portanto, não podem ser comprovadas por nenhum certificado ou curso.

Exemplos de soft skills:

  • Proatividade
  • Comunicação eficaz
  • Resolução de conflitos
  • Inteligência emocional
  • Organização e planejamento
  • Relacionamento interpessoal
  • Adaptabilidade e flexibilidade
  • Liderança e gestão de pessoas
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Capacidade de trabalhar sob pressão
  • Pensamento crítico e resolução de problemas

Como você pode perceber pelos exemplos, é difícil analisar essas características no primeiro momento. 

O bate-papo na entrevista e as dinâmicas de grupo são importantes para que a equipe de RH tenha noção do perfil do candidato. Porém, é a convivência diária que mostra se o profissional tem as soft skills necessárias para trabalhar naquela empresa, baseado nesses exemplos. 

No geral, as soft skills mais procuradas no mercado são:

Liderança | Motivação | Negociação | Flexibilidade | Gestão de tempo | Foco | Cooperação | Ambição | Inovação | Resolução de conflitos

Também existem as Core Skills!

Achou que essa história de habilidades tinha acabado? Conheça mais um grupo de competências requeridas no mercado de trabalho.

As Core Skills, uma combinação de soft skills e hard skills, são as habilidades essenciais para o desempenho eficaz em quase qualquer função ou ambiente de trabalho. 

Geralmente, abrangem competências amplamente aplicáveis, valorizadas em diversos setores e profissões. Alguns exemplos:

  • Empatia
  • Liderança
  • Resiliência
  • Curiosidade
  • Ética e Integridade
  • Pensamento crítico
  • Comunicação eficaz
  • Inteligência emocional
  • Criatividade e Inovação
  • Capacidade de aprender
  • Resolução de problemas
  • Adaptabilidade e Flexibilidade
  • Trabalho em equipe e Colaboração

As Core Skills são importantes porque têm uma aplicabilidade ampla em diversos tipos de trabalho, podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo da carreira e são um diferencial competitivo de destaque e progresso para os profissionais.

Como ajudar o colaborador a desenvolver soft skills e hard skills?

É preciso entender que contratar profissionais com hard skills e soft skills específicas é importante, pois elas impactam diretamente em dois aspectos do ambiente de trabalho:

Clima organizacional – está relacionado à percepção dos colaboradores sobre a instituição, o que inclui a estrutura e condições de trabalho, além do relacionamento com colegas. Para que o clima organizacional seja o mais equilibrado possível, é necessário existir um equilíbrio entre as hard skills e soft skills em cada colaborador.

Gestão de projetos – cada vez mais o mercado de trabalho busca profissionais proativos, que saibam gerenciar seu próprio trabalho. Portanto, habilidades técnicas e sociocomportamentais de gestão de projetos são essenciais. 

Agora sim, como ajudar o colaborador a desenvolver soft skills e hard skills?

Temos algumas dicas:

  • Promoção de mentoria
  • Oferecer feedback contínuo
  • Oferecer treinamentos e workshops
  • Promoção de uma cultura de aprendizagem
  • Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional
  • Criação e manutenção de um ambiente de trabalho positivo

SAIBA MAIS -> O que é a “revolução das skills” e como se preparar para ela

Como podemos ver, empresas que oferecem capacitação profissional aos seus colaboradores também investem em uma melhoria da dinâmica de trabalho.

Confira, então, alguns motivos por que a sua empresa deve investir em capacitação profissional, a fim de desenvolver soft skills e hard skills entre os colaboradores.

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