Quais são os principais golpes bancários e como se prevenir?

Golpes bancários: conheça os tipos mais comuns e saiba como se prevenir

4 de outubro de 2023 /

Golpes bancários: conheça os tipos mais comuns e saiba como se prevenir

Golpes bancários já se tornaram rotina. A fim de roubar dinheiro de pessoas inocentes e trabalhadoras, inúmeras quadrilhas utilizam diversas técnicas para enganar as pessoas, seja com o cartão de crédito, ligações ou e-mails falsos.

Você sabia que, no Brasil, a cada nove segundos, um cidadão se torna vítima de um dos inúmeros golpes bancários

No ano passado, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou a marca de R$ 2,5 bilhões em fraudes, sendo que mais de 70% desse dinheiro foi fraudado através do PIX.

Um levantamento do Radar Febraban mostrou um aumento progressivo no número de vítimas: enquanto em setembro de 2021 havia o registro de 21%, em dezembro do mesmo ano já subiu para 22%. Em junho do ano seguinte, essa marca já era de 31%.

Segundo dados de 2022 do Serasa Experian, os segmentos mais impactados são o de Bancos e Cartões (com 54,4% das tentativas) e o das Finanças (17,8%). 

No início de 2023, o número de ataques de golpes bancários com vírus aumentou 20% se comparado com o primeiro trimestre de 2022. De toda a América Latina, o Brasil representou mais de 60% desses registros. 

O QUE SÃO GOLPES BANCÁRIOS?

São fraudes cometidas por quadrilhas que desejam obter dados pessoais e financeiros de pessoas ou empresas. Se a tentativa de acesso à conta não for autorizada, já podemos considerar como golpe.

No entanto, o grande problema não é a falta de segurança dos bancos. Para a Federação Brasileira dos Bancos, os criminosos são bem sucedidos devido à falta de conhecimento dos clientes.

“Atualmente, os golpes bancários focam nos clientes, utilizando o que chamamos de engenharia social, que é convencer o cliente a fazer algo ou fornecer credenciais de acesso. Existem algumas formas pra isso: a principal é o phishing, uma página falsa que imita o site da instituição e solicita os dados de acesso à vítima. 

Outras formas são malwares, que infectam o celular ou computador da vítima e ficam monitorando quando o cliente acessa o banco, para nesse momento assumirem o controle para fazer a fraude. Ainda existem outras abordagens, como o call center falso e golpes que envolvem o PIX. Todos acabam explorando o usuário e não falhas bancárias”, explicou Emilio Cini Simoni, CEO da AHT Security, em entrevista ao jornal EXTRA.

Vamos conhecer mais dessas estratégias psicológicas usadas por quadrilhas para convencer os clientes e os tornarem vítimas de golpes bancários?

Continue a leitura!.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS GOLPES BANCÁRIOS?

Falso motoboy

Um dos golpes bancários mais comuns e realizados, principalmente contra aposentados ou pessoas que não entendem muito bem o funcionamento da tratativa entre banco-cliente.

No golpe do falso motoboy, um golpista liga para um cliente e, fingindo ser um funcionário do banco, informa que o cartão foi clonado e precisa ser substituído. Para confirmar a operação, o criminoso pede que o cliente digite a senha. Logo depois, um motoboy é enviado à casa do cliente para recolher o cartão. Chegando lá, o golpista pede que a vítima corte o cartão ao meio, conservando a parte com o chip.

ALERTA: Nenhuma instituição bancária solicita a devolução de cartões e não envia nenhum funcionário para a sua casa. Se você receber este tipo de ligação ou uma visita com essa intenção, não repasse suas informações e ligue para o banco para confirmar se existe algum problema. 

Golpe do WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de conversas mais utilizado entre os brasileiros. Por isso mesmo, as quadrilhas viram nele uma ótima ferramenta para aplicar golpes bancários.

O golpe funciona assim: o cliente recebe uma suposta mensagem do seu banco, informando que a conta será cancelada. Para resolver o “problema”, o cliente precisa repassar um código enviado por e-mail. 

ALERTA: Essa é uma clássica tentativa de invasão na sua conta bancária. Fique atento aos canais oficiais do banco e, em hipótese nenhuma, envie os seus dados para alguém.

Troca de cartão

Entre os variados golpes bancários, este é o mais realizado no comércio, seja em restaurantes ou por vendedores ambulantes, ou entregadores de comida.

Enquanto o cliente utiliza a maquininha para pagar sua refeição, eles aproveitam para trocar o cartão na hora de devolvê-lo. Então, ao invés de o cliente receber o seu cartão, recebe o de outra pessoa que também foi enganada.

Lembra que o vendedor ficou de olho no cliente durante o pagamento? Então, era para guardar a senha na memória, e logo em seguida usar o cartão do cliente para fazer compras. 

ALERTA: Sempre que você for fazer um pagamento com a máquina de cartão e digitar a senha, verifique se você realmente recebeu o seu cartão.

Clonagem do cartão de crédito

Seu cartão de crédito já foi clonado? 

Esse é um dos tipos de golpes bancários que podem acontecer com qualquer pessoa. Você faz uma simples compra em uma loja e, logo depois, recebe várias notificações de compras no seu cartão. Mas que você não fez.

É o golpe do cartão clonado.

ALERTA 1: Se for uma compra virtual, é importante conferir o domínio do site para analisar a segurança da transação.

ALERTA 2: Por outro lado, a vítima pode receber uma ligação de um suposto banco ou da empresa do cartão de crédito afirmando que foi realizada uma compra suspeita. Se o golpista pedir que você digite o código de segurança do cartão, não o faça. 

Falsa intimação extrajudicial

Você já recebeu algum SMS informando que haverá penhora dos seus bens devido às dívidas? 

Golpe! E, um dos golpes bancários mais clássicos. 

ALERTA: se não houver um processo judicial em aberto, e que seja do seu conhecimento, não é possível ocorrer a penhora de bens. Além disso, nenhuma intimação judicial é enviada por SMS, apenas por correio ou entregue por um oficial de justiça. 

Golpe do e-mail do banco (Phishing)

Você já ouviu falar de Phishing? Ou, então, de pescaria digital?

No Phishing, criminosos “fisgam” suas vítimas para roubar suas informações pessoais e senhas. Esses dados são coletados com o envio de um link falso, seja por e-mail, SMS ou WhatsApp, informando que existem irregularidades na conta bancária das vítimas.

Ao receber o link, a vítima clica e é redirecionada para um falso site do banco. A vítima insere todas as suas informações e tem seu dinheiro roubado.

ALERTA: em casos como esse de golpes bancários, não abra links suspeitos e não encaminhe para ninguém. Também não faça compras em sites duvidosos ou em computadores públicos. 

Falsa central de atendimento

Antigamente, antes dos aplicativos e de toda a tecnologia, era muito comum falar com atendentes bancários por telefone, não é?

Por isso, muita gente, principalmente pessoas que não tem costume de usar apps, ainda acredita que recebeu uma ligação do próprio banco. 

Mas, na verdade, eram criminosos fingindo serem da central de atendimento do banco e pedindo os dados bancários da vítima em razão de uma transação errada.

ALERTA: Sempre desconfie dessas ligações e não repasse suas informações. Se necessário, ligue ou vá ao banco confirmar se realmente aconteceu algo estranho com a sua conta bancária.

SE VOCÊ FOR VÍTIMA DE UM GOLPE…

Se você cair em algum destes golpes bancários, a primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o banco ou a agência mais próxima da sua casa, o mais rápido possível, para encontrar uma solução.

Registrar um Boletim de Ocorrência também é essencial para que as autoridades possam encontrar os criminosos e para que o seu caso também entre nas estatísticas de golpes bancários.

Em caso de celular roubado, avise a sua operadora para bloquear o chip, altere as senhas de todas as redes sociais e e-mails, e cancele todos os cartões de crédito.

SAIBA MAIS -> Como evitar fraudes financeiras com a administradora de condomínios?

A EMPRESTA Capital esclarece que, assim como as outras instituições financeiras, não fazemos ligações para nossos clientes pedindo qualquer tipo de informação.

NUNCA solicitamos sua SENHA PESSOAL, da sua CONTA CORRENTE, do seu BANCO. Fique atento às TENTATIVAS de GOLPES.

O canal de comunicação da EMPRESTA Capital para com o cliente via WhatsApp é pelo telefone (11) 94302 3778.

Dúvidas, ligue para 0800 227 4825.

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