A individualização de água e gás em condomínios é uma forma de fazer uma cobrança mais justa para cada condômino, assim, cada unidade paga apenas o que consumiu.
A cada dia as contas ficam mais caras, não é? No supermercado, no posto de gasolina, as mensalidades escolares, roupas e sapatos, contas do dia a dia.
Além dos variados boletos que recebemos todos os meses, ainda tem gente que mora em condomínio e paga por itens que não consumiu. Acredita?
Isso acontece porque em inúmeros condomínios, principalmente os mais antigos, as contas de água e gás são cobradas por rateio, ou seja, divididas igualmente entre todos os moradores, independentemente do tempo total de serviço usado por cada um.
Injusto, certo? Por isso, muitos síndicos e administradoras pretendem fazer a individualização de água e gás em condomínios para que cada morador pague apenas o seu próprio consumo.
Vamos entender mais como funciona essa questão?
Continue a leitura!
COMO FUNCIONA A INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁGUA E GÁS EM CONDOMÍNIOS?
A individualização de água e gás em condomínios é feita com a instalação de relógios para cada unidade, o que permite a medição de consumo de cada condômino, individualmente.
Assim, estimula-se a economia, mais conscientização e transparência nas finanças da gestão condominial.
Na maioria dos condomínios novos, a individualização de água e gás já foi feita desde o início do projeto. No entanto, ainda existem alguns empreendimentos em que todo o consumo de água e gás é dividido igualmente para todas as unidades.
Sendo assim: Maria pode ter gastado mais água do que João, mas, ambos vão pagar o mesmo valor no rateio.
Isso é injusto, não acha?
Para fazer a individualização de água e gás em condomínios, é necessário contratar uma empresa especializada para instalar registros individuais em cada unidade.
Assim, a cada mês a empresa mede o consumo de cada unidade e envia os boletos de pagamento.
Como essa é uma mudança de grande impacto, a individualização de água e gás em condomínios requer a aprovação dos moradores em assembleia, por maioria absoluta, ou sejam 50% + 1.
Se aprovada, a decisão coletiva deve ser registrada em cartório e, então, o síndico pode continuar com a atualização do sistema hídrico e de tubulação.
O QUE A LEGISLAÇÃO DIZ?
A Lei Federal nº 13.312/2016, em vigor desde 12 de julho de 2021, passou a obrigar que novos condomínios brasileiros implantem a medição individual da água para cada unidade.
Segundo o parágrafo 3° do artigo 29° do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, na Lei Federal n° 14.026/2020:
“Às novas edificações condominiais adotarão padrões de sustentabilidade ambiental que incluam, entre outros procedimentos, a medição individualizada do consumo hídrico por unidade imobiliária, nos termos da Lei 13.312/2016”.
VANTAGENS DE FAZER A INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁGUA E GÁS EM CONDOMÍNIOS
Pagamento justo
Esse é o principal objetivo da individualização de água e gás em condomínios, certo?
Afinal, é injusto um morador pagar mais do que realmente consome no dia a dia.
Economia
O pagamento justo nos leva direto para um momento de mais economia, pois aquele morador que costumava gastar demais, agora vai receber uma conta exorbitante e entender que precisa economizar.
Assim, ao invés de usar a máquina de lavar todos os dias, este morador vai começar a otimizar as lavagens e gastar menos água.
Sustentabilidade
Junto com a economia, moradores com gastos excessivos também vão perceber seus estragos contra o meio ambiente.
Agora, para economizar e ser mais sustentável, será necessário reutilizar a água ou lavar roupas apenas uma vez na semana.
Controle de vazamentos
Com a individualização de água e gás também é possível detectar e controlar vazamentos de forma mais rápida e eficaz, já que a empresa contratada para medição monitora o consumo o tempo todo.
Redução de conflitos entre condôminos
“Eu fico o dia inteiro fora de casa, tenho a obrigação de pagar esse valor absurdo em uma conta que não consumi?”
Esse tipo de pergunta sempre é discutida nas assembleias condominiais. Essa moradora tem sua razão.
Mais um ponto positivo para a individualização de água e gás em condomínios: redução nos conflitos entre moradores com o pagamento justo para todos.
Valorização condominial
Por ser altamente moderno, o sistema de individualização de água e gás oferece mais valorização para os condomínios e facilita a compra e venda de unidades.
SAIBA MAIS -> Tecnologia e sustentabilidade em condomínios e administradoras
Na hora de optar pela individualização de água e gás no seu condomínio, é possível escolher o tipo de sistema:
Radiofrequência – sem a necessidade de conexões com fios
Leitura pulsada – emissão de impulsos elétricos por litro de água consumido
Digital – em que não há necessidade de alguém presencialmente para fazer a leitura
Vale destacar que o investimento para a individualização de água e gás em condomínios varia devido à:
Cidade | Infraestrutura | Encanamento | Tecnologia usada | Quantidade de apartamentos | Número de prumadas em cada unidade
Por isso, é fundamental que você contrate uma empresa especializada para que esses equipamentos sejam, realmente, um investimento para seus condôminos, e não mais uma dor de cabeça.
Para começar, se você procura uma empresa confiável e que te dê o crédito que você precisa para esse investimento, fale com a EMPRESTA Capital!
Temos soluções rápidas e fáceis, com um processo sem burocracias, ao contrário dos bancos padrões.
- Parceiros em todo o território nacional
- Crédito para condomínios (as mais diversas finalidades)
- Crédito consignado para funcionários dos condomínios
- Foco em soluções desburocratizadas e com altíssimo impacto social e socioambiental
- Crédito consignado para terceirizadas e empresas fornecedoras no ecossistema de condomínios
Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios da EMPRESTA Capital!
Nenhum comentário