Por que a inteligência emocional é importante no ambiente de trabalho?

Por que a inteligência emocional é importante no ambiente de trabalho?

7 de outubro de 2024 /

Por que a inteligência emocional é importante no ambiente de trabalho?

Alegria. Tristeza. Raiva. Medo. Nojo. Ansiedade. Inveja. Tédio. Vergonha.

Até parece que estamos falando das emoções do filme Divertida Mente, não é?

Assim como a Riley, que no auge da sua infância e adolescência está conhecendo essas emoções, cada ser humano precisa aprender a lidar com elas (em algum momento da vida). 

Principalmente, para não ter problemas no ambiente de trabalho.

Imagine só:

  • Se você não consegue lidar com a sua raiva… vai explodir com todos os seus colegas (que podem não ter culpa dos seus problemas).
  • Se não enfrentar a ansiedade e a vergonha, vai ter dificuldades de fazer a apresentação de um projeto.
  • Se não aprimorar suas habilidades e buscar um novo cargo, a inveja pela promoção de um colega vai te consumir.

Viu? 

Tudo isso que citamos nos leva a um caminho: a importância de ter inteligência emocional.

Continue a leitura e saiba porque a inteligência emocional é tão importante no ambiente de trabalho.

CONFIRA -> Lições corporativas do filme Divertida Mente: mudanças e o trem de emoções.

O que é inteligência emocional?

Sabe quando você passa o dia todo triste ou ansioso e, mesmo assim, consegue terminar suas tarefas do trabalho? Pois bem, você só é capaz de chegar ao fim do dia com tudo concluído, porque consegue lidar com as suas emoções, independentemente do que está acontecendo externamente.

De acordo com a Psicologia, a inteligência emocional está relacionada com a capacidade de identificar e lidar com as suas emoções e sentimentos (e das outras pessoas também!).

A concepção de “inteligência emocional” foi popularizada pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman, partindo do conceito de “inteligência social”.

Para Goleman, essa identificação e capacidade de lidar com as emoções requer cinco habilidades:

AUTOCONHECIMENTO

Identificação das próprias emoções e sentimentos, através de uma análise dos seus atos e estímulos recebidos. Investigar se uma emoção está mascarando outra e ter a capacidade de nomear sentimentos.

CONTROLE EMOCIONAL

Após conhecer suas emoções, é hora de controlá-las. Através da administração dos sentimentos, é possível adequá-los em cada situação vivida.

AUTOMOTIVAÇÃO

Momento de investir em uma mudança, para melhorar relacionamentos e conquistar benefícios na vida profissional e em outras áreas. Acreditar que é possível mudar sua personalidade e antigos padrões de comportamento, deixando de lado a justificativa “eu sou assim mesmo”. 

EMPATIA/RECONHECIMENTO DAS EMOÇÕES DO OUTRO

A empatia é uma escolha e não apenas validar e respeitar sentimentos, é colocar-se no lugar do outro e tentar entender como as pessoas estão se sentindo. 

RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

Ninguém vive sozinho. É importante ter interação com outras pessoas, através da utilização de competências sociais, para ter bons relacionamentos, melhorar a saúde mental e emocional.

5 estratégias para desenvolver inteligência emocional no ambiente de trabalho

COMPREENDER OS SENTIMENTOS

Quantas vezes na vida você ficou confuso com o que estava sentindo? Esse tipo de situação pode não ser muito legal no ambiente de trabalho e confundir as pessoas.

Quando essa confusão aparecer, pare e respire. Analise a situação que o levou a esse mix de sentimentos e tente entender o que realmente está acontecendo.

Essa compreensão pode melhorar seu comportamento e relacionamentos com os colegas.

AUTOCONFIANÇA

Uma pessoa com a inteligência emocional bem trabalhada sabe quem é e confia nas suas habilidades. Indo além: quem tem inteligência emocional não fica ofendido com opiniões contrárias e usa-as para melhorar seu trabalho. 

Mas, não confunda autoconfiança com arrogância. Manter a humildade também é uma grande habilidade de quem é emocionalmente inteligente.

COMUNICAÇÃO CLARA

Devido às redes sociais, estamos vivendo um período em que as pessoas têm se comunicado bastante. No entanto, com tantos emojis e abreviações de palavras, muitas vezes a mensagem não é tão clara assim.

No ambiente de trabalho, no entanto, a comunicação precisa ser a mais assertiva e eficaz possível, para reduzir falhas que podem levar a atrasos ou até mesmo, cancelamentos de projetos. 

A comunicação é bidirecional, ou seja, acontece através de uma troca de informações. Além disso, a comunicação serve para solucionar conflitos e não criar novas divergências.

Algumas dicas de inteligência emocional para promover uma comunicação mais clara no ambiente de trabalho:

  • Prefira conversar pessoalmente
  • Atente-se aos fatos (não as histórias)
  • Saiba onde e sobre o que se comunicar
  • Desenvolva habilidades de colaboração
  • Cuidado com a linguagem corporal e tom de voz
  • Tenha certeza de que está conversando com a pessoa certa

ENTENDA O QUE TE ESTRESSA

O trabalho é um ambiente que gera muito estresse, afinal, você tem que entregar resultados e ainda lidar com muitas pessoas que não são emocionalmente inteligentes.

Porém, como você está buscando melhorar sua inteligência emocional, precisa compreender as situações que te deixam estressado, para saber lidar melhor com esses momentos, sem deixar a raiva tomar conta e explodir com quem não tem culpa dos seus problemas. 

OTIMISMO E RESILIÊNCIA

A vida é cheia de desafios, principalmente no trabalho. Uma das lições da inteligência emocional é ser mais otimista diante de situações desafiadoras, apontando experiências positivas que podem surgir. 

Lado a lado do otimismo está a resiliência, ou seja, a capacidade de superar os obstáculos e se recuperar rapidamente, já pensando no próximo momento.

SAIBA MAIS -> Como o RH pode contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional dos colaboradores

A inteligência emocional, além de todas essas estratégias, também pode ser uma carta na manga para te ajudar a resolver conflitos no ambiente de trabalho. Afinal, um conflito aqui e ali é inevitável, não é?

SAIBA MAIS -> Como resolver conflitos no trabalho?

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