Método 50-30-20: aprenda a utilizar a técnica para organizar suas finanças

Método 50-30-20: aprenda a utilizar a técnica para organizar suas finanças

24 de abril de 2025 /

Método 50-30-20: aprenda a utilizar a técnica para organizar suas finanças

Existe uma situação comum para todo mundo que trabalha fora de casa: aquela vontade de comer um docinho após almoçar e a tentação de ir à doceria mais próxima comprar. Não é?

Aqui ninguém é nutricionista, mas podemos te garantir que a compra diária desse docinho, não faz bem! E isso não é sobre dieta. 

É a compra mesmo. O gasto.

Confira o seu extrato bancário e faça as contas do valor gasto em um mês nesses docinhos. Diariamente pode ser pouco, mas, no final do mês, torna-se muito. 

O mesmo vale para aquele cafezinho que você deixou de tomar em casa porque saiu atrasado e foi “obrigado” a comprar na rua. 

Esses pequenos-grandes gastos mensais contribuem para que o seu salário  acabe mais rápido. Quando isso acontece, você recorre ao cartão de crédito e, talvez, se vê diante de uma fatura que não vai conseguir pagar. 

Então, como se organizar para comprar o docinho e o cafezinho, e ainda fazer sobrar dinheiro?

Com equilíbrio, o que você só vai conseguir ao aplicar o método 50-30-20 na sua vida financeira.

Continue a leitura e conheça mais sobre essa técnica.

O que é o método 50-30-20?

O método 50-30-20 é a divisão da renda mensal em três partes percentuais:

  • Despesas fixas
  • Despesas variáveis
  • Reserva financeira 

A intenção é que essa divisão proporcione equilíbrio nas receitas e despesas, com a chance de ainda restar dinheiro para poupar ou aplicar em investimentos. 

Na prática, o método 50-30-20 funciona assim:

50% DESPESAS FIXAS/ESSENCIAIS

O principal objetivo do salário, afinal, é te ajudar a sobreviver, não é? Por isso, no método 50-30-20, metade do salário é destinado para as despesas fixas e essenciais do dia a dia.

Aluguel ou financiamento de imóvel | Contas básicas | Alimentação | Transporte | Plano de saúde | Medicamentos | Mensalidade de escola, faculdade ou cursos | Pensão alimentícia | Parcelas de empréstimos 

30% GASTOS NÃO ESSENCIAIS

Para além de trabalhar para sobreviver, todo mundo precisa aproveitar um pouco da vida! Diversão, relaxamento, bem-estar… esses são os gastos “não-essenciais”:

Restaurantes e Delivery | Viagens | Compras supérfluas | Assinaturas de streaming | Passeios | Salão de beleza | Tratamentos estéticos | Transporte por app | Clubes de assinatura

20% RESERVA FINANCEIRA 

O que você faz se acontece uma emergência, precisar de dinheiro, mas não tem um real na conta? 

É por isso que 20% do salário é destinado para a reserva financeira no método 50-30-20!

Como aplicar o método 50-30-20?

Aplicar o método 50-30-20 é mais fácil do que parece — o segredo está em ter clareza da sua renda líquida e disciplina nos seus gastos.

CONHEÇA SUA RENDA E DESPESAS

Analise seu extrato bancário dos últimos meses e veja como o seu salário está sendo gasto. Se existe alguma conta com valor alto, quem sabe a família não consiga fazer alguma economia? E os streamings, tem certeza de vale a pena ter todos eles se vocês não têm tempo para assistir tudo?

Conhecer a renda e as despesas é um ótimo momento para analisar quais gastos não podem sair da lista e o que pode ser excluído ou economizado. Se as suas contas fixas ultrapassam 50%, é hora de fazer economias!

CÁLCULOS COM BASE NA RENDA LÍQUIDA

Você sabe qual é a diferença entre renda bruta e renda líquida?

A renda bruta é o valor total do seu salário, antes de qualquer desconto. Já a renda líquida é o que realmente entra na sua conta depois que são feitos os descontos de impostos, INSS, plano de saúde, vale-transporte, entre outros.

É sobre a renda líquida que você deve aplicar o método 50-30-20.

20%: RESERVA FINANCEIRA OU QUITAR DÍVIDAS?

Bom, os especialistas indicam que, se você tiver dívidas, o ideal é direcionar esses 20% para quitá-las. Ao fim dos pagamentos, comece a sua reserva financeira (sempre lembrando que seu objetivo é auxiliar em emergências e não deve ser usada no dia a dia).

MÉTODO 50-30-20 ADAPTADO À SUA REALIDADE

Apesar do método 50-30-20 ser um guia financeiro, nem todas as pessoas conseguem segui-lo à risca. Então, se você precisa pegar um pouco dos 30% não essenciais para conseguir pagar todas as despesas fixas, tudo bem. 

O importante é seguir o método da forma que você puder para equilibrar sua renda e organizar suas finanças!

Agora que você já sabe como o método 50-30-20 pode ser eficaz para te ajudar a equilibrar as contas, temos outras dicas de finanças… para você que também é empreendedor!

SAIBA MAIS -> 6 dicas de gestão financeira para empreendedores

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    66  +    =  76