Ansiedade Financeira: o que é e quais são os sinais para você se atentar!

Você sabe o que é ansiedade financeira? Entenda mais sobre o assunto!

2 de março de 2023 /

Você sabe o que é ansiedade financeira? Entenda mais sobre o assunto!

A ansiedade financeira é real e precisa da devida atenção para não prejudicar a sua saúde emocional, financeira e até mesmo física. Por isso, entenda como ela pode afetar a sua vida e saiba como se cuidar!

Infelizmente, as dívidas fazem parte da vida do brasileiro e chegam a prejudicar muitos sonhos e planos de diversas pessoas. Com certeza, você ou alguém próximo a você, já passou noites em claro se preocupando com aquela conta que ficou sem pagar ou sem saber como iria quitar a fatura do cartão de crédito, certo? Pois é, isso é mais comum do que pensamos.

Segundo uma pesquisa feita pelo Serasa, 61% dos entrevistados relataram sensação de crise de ansiedade ao pensar nas dívidas. Preocupante, não? Ainda mais quando esses sintomas te impossibilitam de focar nas suas tarefas e prejudicam a sua saúde mental. 

Por incrível que pareça, tudo isso tem um nome: ansiedade financeira.

Parece só mais um conceito criado por aí, mas é real, existe e precisa da devida atenção!

Continue a leitura para te explicarmos um pouco mais sobre esse tema.

O que é a ansiedade financeira?

A ansiedade é algo que todo mundo tem, é algo natural do ser humano. Contudo, em excesso, causa crises que impedem o indivíduo de realizar ações com clareza ou até mesmo restringindo as pessoas a fazerem algo por espontaneidade e com calma.

O Ministério da Saúde descreve as crises de ansiedade da seguinte forma:

“A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.

Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida. Pode-se sentir ansioso a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente; pode-se ter ansiedade às vezes, mas tão intensamente que a pessoa se sentirá imobilizada.”

Portanto, quando abordamos a ansiedade financeira, quer dizer que estamos falando de um estado emocional caracterizado por preocupações e medos relacionados à situação orçamentária de uma pessoa. 

Isso pode incluir: preocupações sobre a capacidade de pagar as contas, dívidas, investimentos errados e outras questões.

Confira alguns sinais que você deve prestar atenção para cuidar de você!

Os sinais da ansiedade financeira

O dinheiro é algo que nos possibilita fazer muitas coisas como cuidar da saúde e investir em nossos sonhos, por exemplo. Sendo assim, quando vemos a nossa situação financeira comprometida, podemos ficar perdidos e desesperados, e é aí que a ansiedade financeira aparece. 

Os sintomas da ansiedade financeira podem incluir:

– Insônia;

– Irritabilidade;

– Falta de concentração;

– Taquicardia e outros sintomas físicos e emocionais.

O órgão de saúde diz que os sintomas do transtorno de ansiedade são mais intensos e requerem mais cuidados.

→ Importante: Essas informações são divulgadas por órgãos relacionados à área de saúde. Portanto, se você se identificar com um ou mais sintomas como esses, sempre busque a ajuda de profissionais especializados no assunto para um tratamento e acompanhamento mais eficazes.

Por isso, junto ao acompanhamento de profissionais, te daremos algumas dicas para te ajudar na sua ansiedade financeira que vão te aliviar um pouco mais.

Confira logo a seguir!

Organize suas finanças e cuide da sua saúde 

Ansiedade financeira é assunto sério e deve ser tratada da mesma forma. Nesse sentido, te daremos algumas dicas que podem ajudar você nessa jornada para melhorar a sua saúde emocional, física e financeira.

Redução de gastos

Quando a crise chega, é hora de conter gastos! Procure fazer um levantamento de todos os seus gastos e tentar cortar aqueles que não são tão urgentes e que podem esperar um pouco mais. Lembre-se que poupar é uma das melhores maneiras de guardar dinheiro e te ajudar a pagar as dívidas existentes.

(Re)negocie

Se a sua dívida está muito alta e está acumulando juros e mais juros, não se desespere. Desse modo, tente uma negociação com a empresa ou instituição financeira que você está devendo e explique a sua situação. Demonstre a sua vontade de quitar as dívidas, mas seja sincero com a sua realidade.

→ Recomendação: a partir do dia 1º de março de 2023, os bancos farão um novo mutirão nacional de renegociação de dívidas. Vale a pena dar uma olhada!

Buscar aconselhamento financeiro

Profissionais especializados em finanças podem ajudar a identificar soluções práticas e realistas para melhorar a situação financeira. Além disso, eles podem ajudar a criar um plano de ação e oferecer orientação para a tomada de decisões financeiras.

Cuide de você

Para lidar com as dívidas você precisa estar bem e existem métodos que te ajudam nisso. Por isso, pratique atividades de relaxamento como ioga, meditação ou apenas fazendo algo que você gosta como ler, assistir filmes e séries, etc.

LEIA TAMBÉM → Conheça podcasts sobre finanças e comece a cuidar do seu dinheiro

O seu bem-estar vale muito, sempre preze por ele!

A EMPRESTA Capital tem um blog recheado de informações relacionadas às finanças que podem te auxiliar a cuidar da sua saúde financeira e investir nos seus projetos.

Quer conhecer? CLIQUE AQUI!

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  13  =  22