O Natal já está chegando e esse é o momento em que todas as famílias iniciam a decoração de suas casas e apartamentos. Além de cuidar da decoração natalina, também é hora de pensar sobre o planejamento para as festas de fim de ano e para o próximo ano.
Mas, o que um síndico e administradores de condomínios devem pensar agora?
Como planejar o fim de ano em condomínio?
Segurança
É comum que o condomínio fique mais vazio no mês de dezembro, já que muitos moradores viajam de férias. Isso significa que a vigilância deve ser redobrada.
Os moradores devem ser alertados para ter cuidado com prestadores de serviços falsos, contratar empresas confiáveis, não esquecer de trancar seus apartamentos, além de, se possível, guardar seus objetos pessoais de valor em locais seguros.
No geral, a segurança do condomínio pode ser reforçada com câmeras de segurança e cercas elétricas, por exemplo. Para saber mais, leia nosso blog sobre Segurança em condomínios: 5 dicas valiosas para aumentar a proteção do seu.
Manutenção dos prédios
Além dos moradores que viajam, muitos moradores recebem familiares em suas casas. Portanto, é necessário verificar o funcionamento das áreas comuns, para que nenhum imprevisto aconteça com moradores, visitantes ou funcionários do condomínio.
Toda essa manutenção deve ser prevista pelo zelador do prédio com antecedência, tendo em vista que muitas empresas tiram férias coletivas no fim de ano no condomínio, e os serviços de manutenção do prédio não podem ser deixados de lado.
O que não pode ser esquecido durante a avaliação de manutenção das áreas comuns do prédio? Elevadores, playground, calhas e ralos, piscina, portões automáticos, câmeras de vigilância, geradores, extintores e mangueiras, para-raios, churrasqueira, banheiros da área de lazer, etc.
Previsão orçamentária para o próximo ano
Todo início de ano, os moradores devem receber a previsão orçamentária do condomínio para que todos tenham conhecimento sobre o planejamento do fluxo de caixa para arcar com as despesas.
O primeiro mês do ano também é importante financeiramente devido ao pagamento de muitos impostos, como IPVA, IPTU, entre outros.
Além disso, conversar sobre as finanças com os moradores é importante para que todos saibam sobre possíveis imprevistos financeiros que podem acontecer ao longo do ano. Quer saber mais sobre isso?
Confira as dicas da EMPRESTA Capital sobre como lidar com gastos extras.
Plantão de funcionários do condomínio
Final de ano significa que todos os funcionários de uma empresa querem viajar para descansar. Porém, como o condomínio estará mais vazio, já que os moradores viajam, os funcionários devem estar mais atentos para que nenhum imprevisto aconteça, como assaltos.
Sendo assim, é preciso montar uma escala dividindo a equipe entre os funcionários que vão trabalhar no Natal e folgar no Ano Novo e uma segunda equipe que vai tirar folga no Natal e trabalhar no Ano Novo.
Nas duas datas, a administração do condomínio pode oferecer uma ceia especial para os funcionários que vão trabalhar e estão longe de suas famílias.
Bonificação de final de ano para funcionários
A bonificação para os funcionários não é obrigatória, mas é uma forma de agradecer à equipe pelos serviços prestados durante o ano. A melhor maneira de planejar a bonificação para os funcionários é que ela esteja dentro da previsão orçamentária.
Por outro lado, também é possível pedir uma contribuição aos moradores e dividir o valor total para os funcionários. Essa bonificação pode ser paga em dinheiro ou como uma cesta de Natal com produtos diversificados.
Decoração natalina
Decorar o condomínio com itens natalinos é uma tradição e uma forma de trazer o clima de festa para a vida dos moradores.
Cada apartamento pode decorar suas fachadas e varandas da maneira que preferirem. Nas áreas comuns, a responsabilidade pela decoração é da administração do condomínio, portanto, é preciso tomar certos cuidados, como, por exemplo: os pontos de luzes, fios soltos pelos jardins, etc.
Sendo assim, vale lembrar também que no condomínio moram pessoas de diversas crenças, assim, símbolos religiosos podem ser considerados ofensivos.
SIMILARES
26 de setembro de 2024 |
Nenhum comentário