Lá pelos 17, 18 anos de idade, é necessário tomar uma decisão importante: a carreira que você quer seguir pelo resto da vida. Até alguns anos atrás, era impensável mudar os rumos da sua carreira profissional em algum momento da vida. Hoje em dia…
O jogo virou. A transição de carreira é uma realidade para 36% dos entrevistados em uma pesquisa da consultoria Robert Half, que afirmaram sua pretensão em fazer uma transição de carreira.
Este processo envolve a mudança de profissão, setor ou até mesmo a forma de trabalhar, e pode ocorrer por diversos motivos, como insatisfação com o trabalho atual, busca por novos desafios, necessidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ou até mesmo devido a mudanças nas demandas do mercado.
No geral, realizar uma transição de carreira pode ser uma oportunidade para redescobrir paixões, adquirir novas habilidades e alinhar a vida profissional aos valores e objetivos pessoais. Embora possa ser desafiador, esse processo pode levar a uma maior realização e satisfação profissional.
Por isso, é preciso ficar atento as suas atuais insatisfações e sonhos para o futuro.
Continue a leitura e vamos descobrir se a transição de carreira é mesmo a melhor alternativa para você agora.
Qual é o melhor momento para fazer a transição de carreira?
De acordo com uma pesquisa da Editora Abril – Você RH em 2023, cerca de 500 pessoas responderam os principais motivos para a transição de carreira:
- Procura por melhores salários (64%)
- Falta de satisfação com o atual trabalho (36%)
- Iniciar no empreendedorismo (30%)
- Busca por mais qualidade de vida física e mental (29%)
Sendo assim, se você está em algum destes momentos, é hora de recalcular a rota e repensar na sua profissão. Quem sabe uma mudança não te fará bem?
Passo a passo para uma transição de carreira bem-sucedida
AUTOAVALIAÇÃO
Entenda o que está motivando a mudança. Isso pode incluir a busca por mais propósito, melhor qualidade de vida ou simplesmente a insatisfação com o trabalho atual.
Para isso, liste suas competências atuais e identifique quais delas podem ser transferidas para a nova carreira. Considere também as habilidades que precisam ser desenvolvidas.
PESQUISA E PLANEJAMENTO
Pesquise sobre as carreiras de seu interesse e procure conversar com profissionais da área para obter uma visão realista e entender as demandas do mercado.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
A transição de carreira pode envolver períodos de incerteza financeira. É importante planejar-se para essa fase, considerando economia de recursos ou fontes alternativas de renda.
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
Dependendo da sua nova carreira, pode ser necessário investir em cursos, treinamentos ou até mesmo em uma nova graduação. A aquisição de certificações ou qualificações específicas pode ser fundamental para a mudança.
Considere estágios, trabalhos voluntários, ou projetos freelancers para ganhar experiência prática na nova área.
REDE DE CONTATOS (NETWORKING)
Conectar-se com profissionais da nova área pode abrir portas e oferecer insights valiosos. Utilize o LinkedIn e outras plataformas para participar de eventos e grupos de networking.
Se possível, busque uma mentoria de alguém que já trilhou o caminho que você quer percorrer e te ajudará a acelerar o seu processo de transição de carreira.
EXECUÇÃO E ADAPTAÇÃO NA NOVA CARREIRA
Para minimizar riscos, considere uma transição gradual, como trabalhar em meio período na nova carreira enquanto mantém o emprego atual. Mas, esteja preparado para enfrentar desafios e reavaliar o plano conforme necessário. A adaptação é uma parte importante do sucesso na nova carreira.
A transição de carreira pode ser desafiadora, exigindo coragem para sair da zona de conforto e enfrentar a incerteza. Também pode haver pressão externa, como expectativas de familiares ou dificuldades financeiras que precisam ser gerenciadas. No entanto, com um planejamento cuidadoso e uma abordagem estratégica, é possível superar essas barreiras e alcançar o sucesso na nova trajetória.
E enquanto você está buscando uma nova profissão, para enfim fazer a sua transição de carreira, que tal descobrir mais sobre soft e hard skills e encontrar habilidades que farão a diferença no seu currículo?
SAIBA MAIS -> Qual a diferença entre soft skills e hard skills?
SIMILARES
31 de outubro de 2024 |
Nenhum comentário