Pode-se dizer que o zelador é um dos cartões de visita dos condomínios. E olha, ele possui uma responsabilidade enorme, pois cuida do que é dos outros como se fosse dele. Aqui, você vai entender um pouco mais sobre esses profissionais fundamentais para a organização, ordem e segurança de um local, além de entender os impactos positivos na capacitação deles. Continue com a EMPRESTA!
Zelar é cuidar. Não à toa, eles carregam esse nome
O zelador é o profissional que zela pelos espaços comuns de uma determinada área. Ele pode atuar tanto em condomínios quanto em espaços residenciais, comerciais, entre outras instituições públicas e privadas. É ele o responsável pelos serviços ligados à administração desses lugares. Suas tarefas principais são a inspeção das áreas comuns e garantir que as pessoas cumpram o regulamento interno dos condomínios.
E não para por aí…
Além de tudo que citamos acima, o zelador também verifica as condições de limpeza e funcionamento dos ambientes, aplicando manutenções quando preciso. Agora dá para entender o motivo do nome, não é? Mas, não falamos apenas disso. Falamos de um profissional que cumpre seu papel com amor, afeição e dedicação.
A importância do zelador e como ele contribui para o condomínio
É aqui que o síndico fica feliz. O zelador exerce uma função muito importante dentro dos condomínios. Isso porque, é ele quem concilia as tarefas do prédio, contando com a ajuda do síndico, que elabora o planejamento. Contudo, é preciso tomar cuidado para não confundir os dois. Mas qual a diferença? Vamos te explicar.
Podemos dizer que o zelador atua para garantir que o condomínio funcione de acordo com o planejamento elaborado pelo síndico. É ele quem verifica o andamento diário do prédio, faz manutenções e informa o síndico em casos de irregularidades. Já dá para perceber a importância dos zeladores para os condomínios, não? Síndico 🤝 Zelador.
Vale ressaltar também, que o zelador faz parte do tripé fundamental para uma gestão condominial bem sucedida, junto com síndico e administradora. Uma função complementa a outra, portanto, é preciso que a comunicação entre os envolvidos seja linear. Assim, o funcionamento do condomínio em geral não fica comprometido.
Quem capacita, credibiliza.
Citamos aqui, muitas das funções que um zelador tem e o seu nível de importância para os condomínios. Porém, para que ele possa exercer sua função e passar credibilidade para os moradores do local, é preciso que ele tenha bagagem. Por isso, é importante investir nesses profissionais para que eles estejam aptos para resolver qualquer situação.
É muito comum que ocorram imprevistos, desavenças entre os moradores, e outras questões que podem sair do controle do condomínio. Uma vez treinados, porteiros e zeladores podem estar precavidos para esse tipo de situação. Além disso, os profissionais devem estar preparados para manusear equipamentos e orientar os condôminos sobre a importância de cumprirem com as normas procedimentais.
Todavia, há uma outra questão que merece um ponto de atenção: capacitar um profissional o motiva e impulsiona a exercer sua função com um grau elevado de profissionalismo e qualidade. Fator importante, visto que, eles são os cartões de visita dos condomínios, e imprescindíveis na segurança patrimonial e física.
Gratidão não se empresta. Se sente. Nesta semana (11), celebraremos o Dia do Zelador. E nós, da EMPRESTA Capital, queremos externar toda a nossa gratidão e admiração por esses profissionais, que cuidam do que é dos outros como se fosse deles.
SIMILARES
26 de setembro de 2024 |
Nenhum comentário