Quais são os principais erros na gestão financeira do condomínio?

Quais são os principais erros na gestão financeira do condomínio?

11 de dezembro de 2024 /

Quais são os principais erros na gestão financeira do condomínio?

Não sabemos quando você vai ler este texto, mas, no momento em que ele foi escrito, já podemos ouvir o “toc toc” de 2025. Um novo ano está batendo nas portas.

Talvez você esteja fazendo uma retrospectiva sobre o condomínio e pensando nas coisas que deram errado e como você pode fazê-las melhor em 2025.

Já começou bem! 

Erros e imprevistos acontecem, é normal. O que não é normal, é repeti-los. Principalmente, se forem relacionados as finanças.

A gestão financeira do condomínio precisa ser transparente e muito organizada, afinal, o dinheiro não é seu. O patrimônio é dos condôminos e eles confiam no síndico para realizar um bom trabalho, até porque, o síndico é o representante legal do condomínio e, entre suas funções, estão:

  • Elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano
  • Cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas

No geral, a gestão financeira do condomínio faz parte dos pilares da administração condominial e precisa ser feita com a máxima atenção aos detalhes, números e contas.

Então, para você acertar em 2025, vamos te contar os principais erros na gestão financeira do condomínio.

Continue a leitura e saiba mais.

SAIBA MAIS -> Censo condominial 2024: muitos desafios financeiros e de convivência pela frente 

Principais erros na gestão financeira do condomínio: o que você não pode fazer em 2025?

NÃO TER FUNDO DE RESERVA

Imprevistos acontecem no planejamento financeiro de uma família, de uma empresa e também de um condomínio. 

Pode ser que o telhado sofra uma infiltração que precisa ser reparada com urgência, porém… não tem dinheiro no caixa.

É para esse tipo de situação que o fundo de reserva existe. Para as emergências.

O fundo de reserva é construído com as contribuições dos condôminos e, geralmente, corresponde a 10% da taxa condominial. O papel do síndico é incluí-lo no planejamento financeiro anual, como parte das despesas extraordinárias.

A inexistência do fundo de reserva, então, é um dos principais erros na gestão financeira do condomínio e a sua missão em 2025 é evitar que isso aconteça.

FALTA DE CONTROLE SOBRE A INADIMPLÊNCIA

Não adianta. Todo condomínio sofre com a inadimplência. Sempre tem um morador que atrasa o pagamento dos boletos ou, apenas não paga. Cada um tem seus motivos, porém, a inadimplência de um afeta a todos.

E fica ainda pior quando o síndico perde o controle da situação. Certamente, um dos principais erros na gestão financeira do condomínio é a má administração da inadimplência. 

Então, todos são obrigados a sofrer com as consequências da inadimplência:

  • Aumento da taxa condominial
  • Problemas na cobrança
  • Cobrança judicial

Para evitar isso, é necessário ter postura firme e estabelecer regras.

SAIBA MAIS -> Condômino Inadimplente: como ele prejudica o caixa do seu condomínio

NÃO DIVIDIR DESPESAS ORDINÁRIAS x EXTRAORDINÁRIAS

O básico no planejamento financeiro de qualquer empresa é fazer uma divisão: gastos necessários/cotidianos X gastos extras/emergenciais.

Porém, essa divisão tem que valer no dia a dia e ser bem controlada, sem usar o dinheiro de um em outro. Com esse controle correto, você também acerta na previsão orçamentária, pressupondo todos os gastos da próxima temporada. 

Pela falta de atenção nessa separação de gastos, este fator se tornou um dos principais erros na gestão financeira do condomínio de muitos síndicos e administradores.

SAIBA MAIS -> Como fazer uma previsão orçamentária condominial?

FALTA DE ACOMPANHAMENTO ORÇAMENTÁRIO MENSAL

Certamente, todo mês você olha sua conta bancária para calcular todas as contas, verificar o quanto já gastou e o que ainda precisa pagar, não é?

Bom, caso você não faça isso, é melhor começar a ter esse hábito! Inclusive com o condomínio.

Mês a mês, é importante observar o caixa do condomínio e comparar os gastos. Por que este mês teve mais gastos do que no mês anterior? Quais gastos podemos cortar? 

Foque neste tipo de perguntas para entender o que pode ser melhorado, para não entrar no ranking dos erros na gestão financeira do condomínio. 

NÃO ANALISAR CONTRATOS

Para um condomínio funcionar com organização, é preciso ter limpeza, manutenção em dia, funcionários e alguns serviços como lavanderia e mercado. 

Para garantir tudo isso, é preciso contratar pessoas e empresas prestadoras de serviços. E quando dizemos contratar… estamos nos referindo a importância de ler o contrato, ok? Inclusive as letras miúdas!

Um dos principais erros na gestão financeira do condomínio, então, é a falta de análise dos contratos de fornecedores ou prestadores de serviços. 

FALTA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Prevenir é melhor do que remediar, não é?

Por isso chama-se manutenção preventiva, porque, inspecionando antes… você garante 100% de aproveitamento e funcionamento perfeito!

Ao contrário da manutenção corretiva, que visa corrigir problemas, a preventiva quer te ajudar a não ter problemas.

Então, síndico, que tal aceitar essa ajudinha?

Bom, torcemos para que você memorize quais são os principais erros na gestão financeira do condomínio e não os pratique em 2025. Mas, aproveitando que 2025 está batendo nas portas, temos outra dica para te ajudar a planejar os eventos no condomínio neste fim de ano. 

SAIBA MAIS -> Como organizar o seu condomínio no final de ano?

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    7  +  2  =