Saiba como organizar o seu condomínio no final de ano

Saiba como organizar o seu condomínio no final de ano

14 de dezembro de 2023 /

Saiba como organizar o seu condomínio no final de ano

Todo condomínio no final de ano tende a ser um pouco mais movimentado devido às férias e festas. Todo mundo quer usar o espaço gourmet e a churrasqueira no Natal e Ano Novo, a piscina fica lotada, o revezamento na academia não existe. Por isso, síndicos precisam redobrar a atenção para que a convivência não seja conflituosa.

Dezembro vem o Natal… 

Você leu cantando por aí? Essa é uma musiquinha popular bem clássica nessa época, não é?

Pois bem, estamos a poucos dias de celebrar o Natal e dar as boas-vindas para mais um ano (alô 2024!).

E, além de todo o significado religioso e bonito desse período, para nós aqui o fim de ano significa algo mais: condomínio lotado.

A movimentação já aumentou por aí, síndico? Provavelmente!

Por agora, muitas pessoas já estão de férias do trabalho e as crianças e adolescentes também estão de férias da escola. 

Ou seja: academia lotada, piscina lotada, churrasco no salão de festas quase todo dia, crianças gritando em todos os espaços coletivos. 

Confere?

Exatamente por isso, é dever dos síndicos e colaboradores do condomínio redobrarem a atenção.

Todo condomínio no final de ano fica uma loucura. Você sabe o que fazer?

Continue a leitura e confira!

Condomínio no final de ano: o que é preciso organizar?

RESERVA DAS ÁREAS COMUNS

As áreas comuns do condomínio são de uso coletivo. Porém, algumas podem ser reservadas, como o salão de festas, para que um morador faça uma festinha com a família ou amigos.

E em todo condomínio no final de ano acontece a mesma coisa: todos querem usar o salão de festas para comemorar o Natal ou o Réveillon. 

No entanto, enquanto a demanda é grande, o espaço é pouco. Então, como resolver a situação?

Um sorteio pode ser uma boa solução. É democrático, rápido e evita brigas ou acusações de que o síndico privilegiou alguém. 

ENTREGA DE ENCOMENDAS

Acontece com todo mundo. Pingou um dinheirinho na conta bancária (vulgo 13º salário), o interfone da portaria não para de tocar com entregadores que vieram trazer recebidos pagos, quer dizer, encomendas.

Se o condomínio não tem uma central delivery, cabe ao porteiro receber a encomenda. Mas, não é função dele ir até o apartamento do morador entregá-la.

E o síndico tem a responsabilidade de esclarecer aos moradores que eles devem descer na portaria para pegar suas encomendas. 

Além disso, é importante que os moradores avisem à portaria que estão aguardando uma encomenda, assim, evitam-se golpes de criminosos que tentam entrar no prédio para entregar uma falsa encomenda para um falso morador.

Mais um ponto de atenção para os moradores: o pagamento na hora de receber um delivery. É muito comum que entregadores tentem aplicar golpes cobrando dinheiro a mais. 

ASSEMBLEIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

Entre dezembro e janeiro, síndicos devem reunir os moradores em uma Assembleia para prestar contas de todos os gastos e benfeitorias do condomínio.

E para que os moradores tenham ciência dos gastos que estão por vir, o síndico também deve apresentar a previsão orçamentária do próximo ano.

ESPAÇOS COMUNS RESTRITOS

Acabamos de falar sobre a concorrência no uso dos espaços comuns do condomínio no final de ano e agora o tópico é sobre restringi-los?

Exatamente. Mas, só durante a véspera do Natal e do Ano Novo.

Acontece que, durante as horas de festa, as pessoas costumam beber um pouco além da conta e ficam mais animadas. O perigo é elas saírem andando pelo condomínio e caírem na piscina, provocando um acidente. Ninguém quer que toda a celebração vire uma tragédia, certo?

Pois então, no dia de Natal e no 1° dia do ano, áreas como a piscina ou a academia podem ser reabertas.

SAIBA MAIS -> Segurança e planejamento devem ser prioridades para condomínios no final do ano

FOGOS DE ARTIFÍCIO: PROIBIDO!

Fogos de artifício são um dos símbolos das festas de fim de ano, não é?

Todo mundo ama assistir a belíssima queima de fogos. Mas, o que muita gente não gosta é o barulho.

Os cachorros, por exemplo, ouvem seis vezes mais do que os seres humanos. E segundo estudos, cerca de 56% a 80% das pessoas com Transtorno do Espectro Autista têm hipersensibilidade auditiva.

Por isso os animais e pessoas autistas tendem a se desgastar e sofrer bastante com o barulho dos fogos de artifício. Além deles, todo condomínio tem bebês e idosos sensíveis ao barulho.

Pela legislação, o Código Civil determina que os condôminos têm direito ao sossego e à segurança. Para incrementar essa regra, o Estado de São Paulo proibiu o uso de fogos de artifício em condomínios e a capital foi além, proibiu o uso de fogos que fazem barulho.

BARULHO

Ainda falando em barulho… afinal, este é um assunto que rende reclamações no condomínio no final de ano e em quase todos os outros dias. 

Acabamos de falar sobre o direito ao sossego e à segurança, certo? Bom, a regra geral do dia a dia é que o barulho comum aconteça até às 22h. 

No entanto, sabemos que as festas de final de ano duram um pouco mais e se agitam além da madrugada. 

Isso não significa que, por ser Natal, as pessoas podem abusar e fazer barulho a noite toda. Afinal, o condomínio pode ter bebês recém-nascidos que precisam de sossego ou pessoas que terão de acordar cedo no dia seguinte para trabalhar.

Por isso, é válido que o síndico conscientize os moradores para terem compreensão e se divirtam com empatia e respeito uns pelos outros.

SAIBA MAIS -> Como lidar com as despesas de fim de ano

Viu só quantas dicas importantes? Com planejamento e organização, você não vai precisar resolver nenhum B.O. no seu condomínio no final de ano.  

Aproveite e confira aqui no nosso blog outras dicas para planejar o fim de ano no seu condomínio.

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    [bws_google_captcha]