
Com a promessa de oferecer juros mais baixos, tendo o FGTS como garantia, o Governo Federal criou uma nova linha de crédito consignado, exclusiva para profissionais que trabalham com carteira assinada – incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e assalariados de MEIs.
Batizado de “Crédito do Trabalhador”, o E-consignado para CLTs possibilita que os trabalhadores solicitem empréstimo e façam o pagamento das parcelas via desconto na folha de pagamento, por meio do eSocial.
Continue a leitura para entender mais sobre o “Crédito do Trabalhador”.
Quais são as principais dúvidas sobre o E-consignado para CLTs?
O Governo prevê alcançar cerca de 47 milhões de trabalhadores para reduzir o superendividamento. Então, se você tem pensado em solicitar empréstimo para quitar as dívidas ou, até mesmo, realizar um sonho (como a casa própria), o E-consignado para CLTs pode ser a sua “luz no fim do túnel”.
COMO CONTRATAR?
No momento, o E-consignado para CLTs está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Para fazer simulações e receber ofertas, é necessário autorizar o compartilhamento de dados do eSocial com a sua instituição financeira. As ofertas de crédito são liberadas em até 24 horas para o trabalhador escolher a melhor opção.
A partir do dia 25 de abril, todas as instituições financeiras estarão liberadas para ofertar o crédito em suas próprias plataformas digitais.
FGTS COMO GARANTIA
Um dos principais diferenciais do empréstimo consignado CLT é que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é a garantia de pagamento das parcelas.
Quem solicitar o E-consignado no programa “Crédito do Trabalhador”, poderá utilizar até 10% do saldo do FGTS.
EM CASO DE DEMISSÃO…
Bom, se o trabalhador for demitido sem justa causa, enquanto o seu empréstimo consignado CLT ainda estiver em vigor, poderá usar 100% da multa rescisória – o equivalente a 40% do valor do saldo total. Sendo assim, apenas o valor do FGTS que não foi utilizado como garantia do E-consignado para CLTs pode ser retirado.
Por outro lado, se o saldo devedor é superior ao FGTS que foi dado em garantia, as parcelas de dívida serão pagas no próximo emprego – com acréscimo de juros sobre os valores que não foram pagos na data acordada.
DESCONTO NO SALÁRIO
O empréstimo consignado CLT é descontado mensalmente na folha de pagamento do trabalhador, com limite de até 35% de comprometimento do salário bruto – incluindo benefícios, abonos, comissões.
DESCONTO AUTOMÁTICO
O desconto da parcela no salário e encaminhamento para a Caixa Econômica Federal é responsabilidade do empregador. A Caixa, então, repassa o valor aos bancos credores.
É POSSÍVEL FAZER A PORTABILIDADE DO CONSIGNADO?
Sim, se você já tiver um empréstimo consignado ativo, poderá realizar a portabilidade para o Crédito do Trabalhador nas seguintes datas:
- A partir de 25/04 – na mesma instituição financeira
- A partir de 06/06 – entre instituições financeiras diferentes
CONFIRA -> Consignado: R$2,8 bi em empréstimos já foram liberados para mais de 452 mil trabalhadores
Qual é a melhor instituição financeira para contratar o E-consignado para CLTs? A EMPRESTA Capital!
Um empréstimo pode ser a melhor opção para você quitar dívidas, dar entrada em um imóvel ou veículo, fazer uma viagem ou reformar a casa.
Por isso, você precisa solicitar o empréstimo consignado CLT em uma Instituição Financeira que te garante as melhores condições do mercado, como a EMPRESTA Capital!
✔️ Sem consulta ao SPC e Serasa
✔️ Parcelas que não impactam o seu dia a dia
✔️ Crédito, rápido, fácil e sem burocracia, feito pelo telefone ou app
✔️ Mais de 170 mil créditos realizados com sucesso absoluto em diversas regiões
✔️ Atuação em todo o território nacional com especialistas nas principais capitais
➡️ Faça seu empréstimo consignado CLT com a EMPRESTA Capital!
Nenhum comentário