Como controlar as finanças sendo autônomo

Como controlar as finanças sendo autônomo

23 de agosto de 2022 /

Como controlar as finanças sendo autônomo

Saber como controlar as finanças parece um tanto quanto desafiador para muitos profissionais autônomos espalhados pelo país. Algumas dicas são capazes de tornar esse processo mais simples e assertivo. É o que você confere agora! 

Ser autônomo hoje em dia está cada vez mais fácil e viável, visto que mais de 25 milhões de pessoas trabalham por conta própria. Muita gente vem aderindo ao próprio negócio como solução para a falta de oportunidade no mercado. Contudo, um grande desafio é muito comum aparecer para essa galera: a dúvida sobre como controlar as finanças. 

Então, a EMPRESTA Capital está aqui para dar algumas dicas valiosas para você que tenha sua própria empresa, sobre manter seu caixa sob controle. Continue a leitura com a gente. 🚀

Saiba como controlar as finanças tendo o próprio negócio 

1. Seja firme no seu controle financeiro

Acima de tudo, seja muito firme no controle do seu dinheiro. Saiba para onde cada centavo vai, tanto com gasto pessoal quanto com profissional. De preferência, monte uma planilha e anote todas as despesas, assim seu controle de gastos será mais assertivo. 

2. Anote tudo sobre os trabalhos realizados 

Como autônomo a sua renda não será fixa, certo? Portanto, todos os trabalhos realizados, o quanto gastou e recebeu por eles precisa ser registrado. Além disso, é fundamental que a data de quando recebeu ou receberá por eles, conste na planilha. Não deixe passar nada! 

3. Controle as notas fiscais 

Você terá que emitir notas fiscais para as suas atividades, afinal, é uma das obrigações de um Microempreendedor Individual (MEI). Portanto, guarde todas as emitidas, para não perder dinheiro e certificar-se de que recebeu todas elas. Além disso, as notas serão necessárias para a Declaração Anual de Rendimentos. 

4. Crie uma reserva de emergência 

A reserva de emergência é aquela graninha que você tem destinada para algum imprevisto. O ideal é que ela cubra pelo menos seis meses de todas as suas despesas. Para tal, crie uma conta poupança e guarde sempre uma quantia nela. 

Leia também: Planejamento financeiro para eliminar suas dívidas

5. Tenha uma conta pessoal e uma profissional 

Para que não existam confusões, separe a sua conta pessoal da profissional. Dessa forma, fica mais fácil de manter o controle do dinheiro que é para uso pessoal e do que é para ser investido no seu negócio. Portanto, separe as coisas, hein? 

Alcançar o objetivo de abrir o próprio negócio é uma conquista e tanto. No entanto, não manter o controle das finanças pode ser um empecilho para a prosperidade do mesmo. Então, é sempre bom consultar dicas valiosas como as citadas neste blog, né? 

Ah, não podemos esquecer dessa informação! Você, funcionário de condomínio que sonha em viabilizar seu projeto e precisa de um suporte financeiro para isso, nós podemos te ajudar! Clique aqui e saiba como! 

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    3  +  4  =