Cidadania financeira: como o empréstimo pode ajudar suas finanças

Cidadania financeira: como o empréstimo pode te ajudar a se desenvolver economicamente

3 de maio de 2023 /

Cidadania financeira: como o empréstimo pode te ajudar a se desenvolver economicamente

Você sabia que tem direitos e deveres em relação a suas finanças pessoais? Chama-se Cidadania Financeira.

A definição do Banco Central para Cidadania Financeira é: “o exercício de direitos e deveres que permite ao cidadão gerenciar bem seus recursos financeiros”.

Seus direitos são: receber educação sobre o uso consciente e planejado do dinheiro e estar inserido no debate público sobre o sistema financeiro.

E os seus deveres: honrar compromissos financeiros, adquirir produtos e serviços legalizados, não cometer fraudes, cumprir suas obrigações fiscais relacionadas às transações monetárias.

De acordo com o Banco Central do Brasil, a Cidadania Financeira acontece por meio de um contexto baseado em quatro pilares:

  • Inclusão financeira

“O cidadão tem acesso a serviços financeiros que se adequam às suas necessidades”, como crédito, poupança, seguros, investimentos e previdência.

  • Educação financeira

“O cidadão tem a oportunidade de desenvolver capacidades e autoconfiança para gerenciar bem seus recursos financeiros”. Saber lidar com o dinheiro de uma forma saudável, afinal, quem conhece suas próprias finanças sabe controlar seu orçamento; evita dívidas; se planeja para objetivos de curto, médio e longo prazo.

  • Proteção do consumidor 

“O cidadão conta com ambiente de negócios que gera confiança, com informações simples e mecanismos de solução de conflitos.” 

  • Participação no diálogo sobre o sistema financeiro

“O cidadão tem canais para participar do debate sobre o funcionamento do sistema financeiro.” 

Esses pilares são importantes para que os cidadãos façam boas decisões com seu dinheiro, mantendo seu equilíbrio financeiro pessoal e familiar.

Continue a leitura e confira mais como este conceito pode impactar a sua vida.

QUEM PROMOVE A CIDADANIA FINANCEIRA?

Atualmente, existe uma urgência para que a população seja mais ativa e consciente sobre o sistema financeiro, devido à grande quantidade de produtos e serviços financeiros disponíveis pelo avanço da tecnologia. 

De acordo com o Banco Central, existem quatro agentes que promovem a cidadania financeira:

  • Fornecedores de serviços financeiros

Tem o papel de oferecer serviços adequados aos interesses e capacidades do perfil do consumidor, na jornada de desenho do produto, comercialização e pós-venda.

  • Varejistas

Devem ser transparentes quanto a diferença de preços nas compras à vista e a prazo, informando as características e riscos das opções de pagamento disponíveis.

  • Instituições de educação, associações da sociedade civil e imprensa

Tem o papel de divulgar fraudes ou golpes financeiros e encorajar que os cidadãos se atentem aos seus direitos e responsabilidades na contratação do uso de serviços financeiros.

  • Cidadãos

Devem denunciar indícios de fraudes e golpes, irregularidades ou condutas abusivas. Também devem dar atenção às suas finanças pessoais e do crédito, aprendendo mais sobre gestão financeira.

MAIS CRÉDITO = MAIS CIDADANIA FINANCEIRA

De acordo com o Segundo Relatório de Cidadania Financeira do Banco Central, de 2021, o Brasil atingiu a marca de 96% dos adultos com acesso ao Sistema Financeiro Nacional. Isso significa o registro de 261 milhões de novas contas em instituições financeiras.

Além disso, houve aumento de 44% para 49%, entre 2017 e 2020, no uso de produtos e serviços de operação de crédito. Ainda segundo o Banco Central, o uso de crédito é um dos aspectos mais importantes da Cidadania Financeira. 

O Segundo Relatório de Cidadania Financeira do Banco Central também mostra o destaque do uso do crédito consignado para pessoas com 60+, sendo 22% de operações e 40% na carteira ativa.

O empréstimo é uma das formas de crédito que mais tem proporcionado cidadania financeira aos cidadãos brasileiros. Dados do Instituto Propague + Stone revelam que, em 2021, houve um aumento de quase 20% no volume de empréstimos pessoais contratados por brasileiros.

Afinal, quais são as vantagens de fazer um empréstimo?

  • Maior prazo de pagamento
  • Liberação rápida do dinheiro
  • Menos juros do que o cheque especial
  • Liberação de empréstimo para negativados
  • O empréstimo não precisa ser para um fim específico 

EMPRESTA Capital: há 19 anos promovendo Cidadania Financeira

Em 2017, fomos eleitos como a Instituição Financeira mais sustentável do Brasil pela Revista World Finance. Consideramos isso como um forte indicativo de que estamos no caminho certo na promoção da cidadania financeira para nossos clientes.

Ao longo da nossa história, temos mais de 150 mil créditos realizados com sucesso absoluto em diversas regiões do Brasil, garantindo mais distribuição de renda e desenvolvimento econômico para muitas pessoas.

Através do nosso empréstimo, colaboradores de condomínios podem viabilizar seus projetos pessoais!

Seja funcionário de condomínio ou síndico, a EMPRESTA Capital tem o empréstimo que você precisa.

O que oferecemos?

  • Parceiros em todo o território nacional
  • Crédito para condomínios (as mais diversas finalidades)
  • Crédito consignado para funcionários dos condomínios
  • Mais de 150 mil operações de crédito e outras soluções para o segmento
  • Foco em soluções desburocratizadas e com altíssimo impacto social e socioambiental
  • Crédito consignado para terceirizadas e empresas fornecedores no ecossistema de condomínios

Conheça esse benefício agora mesmo!

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    8  +  1  =