Como funciona o adiantamento salarial?

Como funciona o adiantamento salarial?

1 de novembro de 2024 /

Como funciona o adiantamento salarial?

Quem nunca ficou sem dinheiro antes do recebimento do próximo salário, que atire a primeira pedra, não é?

Aliás, nas redes sociais, os brasileiros costumam até rir do fato do salário cair na conta e já sumir feito “pó de Pirlimpimpim” de tantos boletos que precisam ser pagos. 

De acordo com uma pesquisa de uma fintech, cerca de 35% dos brasileiros até tentam controlar seus gastos pessoais, porém, o dinheiro não sobra até o final do mês.

Felizmente, existe uma alternativa para quem precisa de dinheiro no meio do mês, talvez para pagar a fatura de um cartão: o adiantamento salarial.

Também conhecido como “vale”, o adiantamento salarial permite que o colaborador receba parte do seu salário antes da data padrão de pagamento.

Quer saber mais sobre adiantamento salarial?

Continue a leitura!

O que é adiantamento salarial?

Vale ou adiantamento salarial consiste no pagamento antecipado de 40% do próximo salário do colaborador.

Esse pagamento é um hábito comum em diversas empresas brasileiras, mas não é obrigatório. Na realidade, funciona como uma forma de oferecer flexibilidade financeira para os funcionários.

Mas, para receber o adiantamento salarial, é importante verificar a quantidade de dias que o funcionário trabalhou: é necessário ter pelo menos 15 dias trabalhados.

Então, o funcionário recebe duas vezes no mesmo mês:

  • O salário do mês no 5º dia útil (na maioria das empresas) 
  • 40% do salário do próximo mês entre o 15º e 20º dia do mês atual

O comum é que, no momento da assinatura do contrato, a empresa ofereça essa opção ao seu novo colaborador. Caso haja recusa, o colaborador pode solicitar a antecipação em outro momento.

Se a empresa oferecer o adiantamento salarial, o benefício deve estar descrito na política interna ou em acordos coletivos, para que todos tenham acesso às regras e condições.

O que a legislação diz sobre o adiantamento salarial?

Não existe uma lei específica que determina as regras de pagamento do adiantamento salarial, por isso, as empresas costumam se basear nas diretrizes dos sindicatos.

A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) também não faz menção sobre a obrigatoriedade do adiantamento salarial, mas informa que “Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.” (Art.462).

Modelos de adiantamento salarial

Além do vale, mais conhecido e comum na maioria das empresas, existem outros três modelos de adiantamento salarial. Confira a seguir.

VALE

Pagamento de cerca de 40% do próximo salário. 

CONVÊNIO ou CARTÃO MULTIBENEFÍCIOS

Adiantamento salarial através de um cartão em que os colaboradores pagam suas despesas (como compras domésticas e medicamentos).

Muitos estabelecimentos oferecem descontos através de cartões conveniados e o colaborador pode controlar melhor seus gastos, além de a empresa garantir que suas necessidades estão sendo supridas.

PAGAMENTO QUINZENAL

O pagamento é feito duas vezes ao mês, a cada 15 dias.

Para os colaboradores, significa melhoria no fluxo de caixa. Porém, para as empresas significa mais trabalho na gestão financeira, com realização de todo o processo da folha de pagamento duas vezes.

SALÁRIO SOB DEMANDA

É o pagamento proporcional aos dias trabalhados, para que boletos e outras despesas do trabalhador não fiquem atrasados, já que as contas vencem em dias diferentes.

É preciso que a empresa tenha atenção com outras demandas, como férias e obrigações trabalhistas.

Quais as vantagens de oferecer adiantamento salarial?

CONTROLE FINANCEIRO + FLEXIBILIDADE 

Para os colaboradores, pode ser bom garantir parte do salário antes da data prevista para pagar contas que vencem na metade de mês. 

No entanto, é importante que os funcionários façam um bom gerenciamento das suas finanças, para evitar endividamento.

FIDELIZAÇÃO + SATISFAÇÃO DA EQUIPE 

Uma empresa que oferece benefícios financeiros contribui para um ambiente de trabalho mais positivo, já que as pessoas tendem a se sentir motivadas a permanecer ali. 

Então, a prática do adiantamento salarial pode reduzir a rotatividade e fidelizar os funcionários.

NÃO AFETA O FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA 

Em boa parte das empresas, é normal que um grande volume de recursos fique comprometido no começo do mês para a folha de pagamento dos funcionários. No caso de pequenas e médias empresas essa reserva de dinheiro pode ser onerosa pela falta de capacidade de acumular dinheiro.

O adiantamento salarial alivia essa carga devido à divisão da folha de pagamento em duas partes. 

MELHORIA NO FLUXO FINANCEIRO 

Com o adiantamento salarial, muitas empresas reduzem sua carga de custos no início do mês, o que proporciona mais autonomia no gerenciamento do fluxo financeiro com melhor distribuição do pagamento das contas ao longo do mês.

Assim, é possível negociar melhor com os fornecedores e fazer o dinheiro render.

CONTRIBUIÇÃO NA VIDA FINANCEIRA DA EQUIPE

Como o pagamento do salário é uma obrigação, o adiantamento salarial mostra que a empresa se importa com a vida financeira de seus colaboradores e está disposta a ajudá-los a sair das dívidas ou pagar contas emergenciais.

A prevenção do endividamento dos funcionários, aliás, também é papel do RH para que as despesas pessoais acumuladas não se tornem motivo de desânimo, queda na produtividade, desatenção e estresse que podem afetar a rotina de trabalho. 

Então, o que o RH pode fazer para prevenir o endividamento dos funcionários?

A resposta para essa pergunta você confere no nosso blog. Acesse aqui

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    40  +    =  43