Não é de hoje, mas praticamente todos os setores da sociedade estão investindo em Inteligência Artificial para automatizar processos e otimizar tempo e custos.
E se você está se perguntando se é possível deixar o seu condomínio inteligente, a resposta é sim!
De acordo com uma pesquisa global recente da IBM, cerca de 41% das empresas brasileiras já utilizam a IA em seus processos de trabalho, sendo que 30% delas a usam para automatizar processos.
Ou seja, facilitar a rotina com tarefas que antes levavam muito tempo para serem realizadas.
No ambiente condominial, a Inteligência Artificial está cada dia mais presente por meio de serviços como energia fotovoltaica, armários inteligentes e aplicativos para assembleias virtuais.
Mas, no geral, como funciona um condomínio inteligente?
Continue a leitura e confira!
O que é um condomínio inteligente?
Lembra que comentamos sobre automatização de processos e otimização de tempo e custos? Pois bem, isso só é possível por meio de algumas tecnologias que transformam a experiência de morar em condomínio.
Mas como essa transformação acontece?
Através do uso de ferramentas tecnológicas que trazem mais praticidade ao dia a dia e para a convivência entre os moradores.
Sendo assim, em um condomínio inteligente, a tecnologia é a principal força motriz para trazer segurança, comodidade, redução de custos, eficiência e melhor qualidade de vida.
Para oferecer tudo isso, é necessário que todas as tecnologias sejam integradas por um sistema, como a automação residencial, que controla todos os dispositivos por meio de aplicativos ou comandos de voz.
Quais as características de um condomínio inteligente?
SEGURANÇA
Um dos principais motivos que as pessoas escolhem morar em condomínio é pela questão da segurança, afinal, a Inteligência Artificial está muito presente nesta área através de câmeras de segurança, alarmes e sensores, além de sistema de reconhecimento facial, biometria, portaria remota, entre outros.
Portanto, a segurança é a principal característica de um condomínio inteligente.
RECONHECIMENTO FACIAL
Esse tipo de serviço é bastante utilizado por condomínios inteligentes.
Nele, o morador realiza seu cadastro por meio de um aplicativo e envia uma foto. Então, ao chegar no prédio, o sistema faz a comparação com a foto enviada pelo usuário.
Vale lembrar que tudo é feito com o consentimento da pessoa, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
APLICATIVOS
Segundo dados do Censo SindicoNet 2021, cerca de 34,3% dos condomínios ouvidos na pesquisa utilizam aplicativos para diferentes finalidades. Por meio de apps, é possível registrar ocorrências, enviar comunicados, responder enquetes, guardar documentos e muito mais.
PORTARIA REMOTA
Imagina só poder controlar a entrada e a saída das pessoas à distância, sem a necessidade de manter alguém na portaria? A portaria remota dispõe de um profissional no controle do sistema por 24h.
Dessa forma, a liberação dos condôminos e visitantes é feita através por meio de biometria, cartões ou tags.
Conheça o Zelah, a Inteligência Artificial da EMPRESTA Capital
Para tornar os condomínios dos nossos clientes mais inteligentes, a EMPRESTA Capital criou o Zelah, uma Inteligência Artificial que veio para facilitar ainda mais.
O Zelah é o chatbot da EMPRESTA Capital e responde às dúvidas de clientes que entram em contato, fora do horário comercial. Não importa a hora do dia ou da noite, nosso suporte de 24 horas está sempre disponível!
Você quer deixar seu condomínio inteligente? Conte com o Zelah e a EMPRESTA Capital!
Além do Zelah, o que oferecemos?
- Parceiros em todo o território nacional
- Crédito para condomínios (as mais diversas finalidades)
- Crédito consignado para funcionários dos condomínios
- Mais de 170 mil operações de crédito e outras soluções para o segmento
- Foco em soluções desburocratizadas e com altíssimo impacto social e socioambiental
- Crédito consignado para terceirizadas e empresas fornecedores no ecossistema de condomínios
Acesse nosso site e conheça o que temos disponível para você!
Nenhum comentário