Se nós pedíssemos para você enumerar os cinco principais problemas mais comuns do seu condomínio, a gestão financeira estaria em qual posição?
Bom, para 30% dos síndicos entrevistados na pesquisa Panorama dos Condomínios Brasileiros, a gestão financeira é sim o principal problema do dia a dia.
Já para 20,7% dos moradores ouvidos, a gestão financeira está em 2º lugar, atrás apenas da administração do condomínio (21,3%).
De acordo com Ingrid Zenatti, diretora da TownSq no Brasil, empresa especializada em tecnologia para gestão condominial e responsável pela pesquisa, essa diferença de percepção é esperada, “uma vez que síndicos e moradores experimentam o condomínio de maneiras diferentes. O síndico teria uma visão mais ampla da gestão do condomínio, devido à natureza do seu trabalho, enquanto o restante da comunidade costuma não ter acesso às informações”.
No geral, segundo a pesquisa da TownSq, o Top 5 de problemas mais reclamados, entre síndicos e moradores, são:
- Gestão financeira | 25,3%
- Administração do condomínio | 16,7%
- Questões estruturais (obras e manutenções) | 15,7%
- Convivência | 14,7%
- Equipe de gestão | 7%
Para a pesquisa, foram ouvidas mais de 300 pessoas, entre moradores e síndicos de todo o Brasil, mas principalmente da região Sudeste (55%). A maioria dos condomínios (63%) tem até 100 unidades de casas ou apartamentos.
Inadimplência
Dentro do tópico Gestão Financeira, um assunto abordado foi a inadimplência: o descumprimento de qualquer obrigação financeira, que podem ter taxas de condomínio e multas, por exemplo.
Segundo a pesquisa, 39% dos condomínios têm taxa de inadimplência abaixo de 20%. Já em 7,1% dos empreendimentos, a inadimplência está acima de 21%.
Continue a leitura e confira:
Como melhorar a gestão financeira do seu condomínio?
Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, a diretora da TownSq no Brasil também revelou que a gestão financeira é o “calcanhar de Aquiles dos condomínios”, pois, “se há problemas neste setor, os moradores se sentem inseguros e até desconfiados”.
Para que no condomínio que você administra não exista esse tipo de problema de “moradores inseguros e desconfiados” com a sua gestão financeira, se atente às nossas dicas.
PLANEJAMENTO
Sem sombra de dúvidas, essa é a dica número 1 para qualquer pessoa que quer e precisa administrar finanças, pessoais ou em seu trabalho.
Considere as despesas ordinárias (como contas de luz e água) e as extraordinárias (reformas e manutenções).
O seu planejamento financeiro precisa te dar um panorama sobre as contas e taxas, gastos, lucros, etc.
NEGOCIE
Está com dívidas? Negocie com seus credores!
Primeiro, trace uma estratégia e defina um valor para pagamentos parcelados, afinal, nem sempre é possível pagar as dívidas à vista.
Assuma a negociação com responsabilidade, se comprometendo com a saúde financeira do seu condomínio.
CONTROLE DE GASTOS
Execute as tarefas necessárias no dia a dia do condomínio, mas não gaste além da conta. Seja organizado e transparente com todos os gastos que precisam ser feitos, para ter um processo de prestação de contas honesto.
Utilize planilhas ou aplicativos para controlar seus gastos de forma mais eficiente.
ORGANIZAÇÃO COM DOCUMENTOS
Tenha a prática de manter os documentos do condomínio organizados para prevenir contas negativas.
Utilize softwares ou plataformas digitais em que você pode acessar a documentação de forma rápida e segura.
FUNDO DE RESERVA
Se o seu condomínio ainda não tem um fundo de reserva, já passou da hora de realizar essa tarefa.
O fundo de reserva é como uma poupança do condomínio, oriundas do pagamento de uma taxa mensal paga pelos condôminos. Os síndicos podem utilizar em emergências, como para a manutenção ou compra de um equipamento.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Lembra do “calcanhar de Aquiles dos condomínios”? Pois então, uma forma de evitar essa situação é fazer a prestação de contas para os condôminos.
Afinal, os moradores têm o direito de saber como o dinheiro deles está sendo investido no patrimônio deles.
Em caso de má administração, percebida na prestação de contas, seu condomínio talvez se encaixe na reclamação n° 1 da pesquisa Panorama dos Condomínios Brasileiros, sobre gestão financeira.
FORNECEDORES DIVERSIFICADOS
De vez em quando, é preciso contratar fornecedores e prestadores de serviços para realizar manutenções e obras.
O melhor jeito de economizar é fazer uma lista de fornecedores e SEMPRE fazer uma cotação do serviço com cada um para verificar qual é o melhor preço.
FAÇA UM EMPRÉSTIMO
Caso o seu condomínio tenha uma dívida muito alta ou precise de dinheiro para realizar uma obra, o empréstimo pode ser a sua solução para conseguir um valor considerável de uma vez só.
Procure empréstimos com taxas de juros baixas e viabilize o seu projeto.
SAIBA MAIS -> EMPRESTA Capital: o empréstimo do seu condomínio está aqui!
O que oferecemos?
- Parceiros em todo o território nacional
- Crédito para condomínios (as mais diversas finalidades)
- Crédito consignado para funcionários dos condomínios
- Foco em soluções desburocratizadas e com altíssimo impacto social e socioambiental
- Crédito consignado para terceirizadas e empresas fornecedores no ecossistema de condomínios
Nenhum comentário