Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que 8 a cada 10 profissionais pedem demissão por causa do chefe. Os três principais motivos são:
- Sentimento de que o chefe não é exemplo/inspiração para o dia a dia
- Falta de crescimento profissional
- Falta de feedback para desenvolvimento profissional
A pesquisa da consultoria de recrutamento Michael Page ainda elencou os 7 pecados capitais dos chefes:
1️⃣ Liderança sem referência
2️⃣ Falta de reconhecimento
3️⃣ Falta de feedback
4️⃣ Falta de treinamento
5️⃣ Delargar X Delegar
6️⃣ Falha na contratação
7️⃣ Excesso de reuniões
Mas, afinal, qual é o modelo de liderança ideal para os colaboradores?
Talvez, um líder compreensivo, que ouça a equipe e cada integrante individualmente. Alguém que ofereça boas condições de trabalho, que entenda as necessidades e particularidades de cada pessoa da equipe.
A característica que resume esse modelo de liderança, então, é a gestão humanizada.
Se você não sabe nada sobre o assunto, continue a leitura!
O que é gestão humanizada?
Aproximadamente 30% dos brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Isso significa que o trabalho tem sido um grande vilão no dia a dia das pessoas, proporcionando momentos de estresse intensos, ansiedade e esgotamento mental.
Como vimos, o chefe pode ser um dos responsáveis por esse tipo de doença surgir.
A gestão humanizada, então, pretende fazer exatamente o contrário e oferecer um ambiente de trabalho positivo, onde os valores humanos são priorizados no planejamento e execução das tarefas.
Portanto, a gestão humanizada pretende considerar as especificidades de cada funcionário, mantendo uma escuta ativa e oferecendo o suporte necessário em diversas situações.
Diante disso, vamos conhecer mais sobre os fundamentos da gestão humanizada.
A gestão humanizada em 4 pilares
OBSERVAÇÃO
A gestão humanizada acontece através da observação das necessidades dos colaboradores, com a proposta de criar e manter um relacionamento saudável entre a equipe para melhorar o bem-estar e a produtividade de cada um.
É durante a observação que a equipe de RH mostra seus esforços para entender as formas que os profissionais preferem trabalhar, visando um ambiente melhor para todos.
COMUNICAÇÃO
Criar e manter um relacionamento saudável entre a equipe, certo? A comunicação é a chave para isso!
Se chefia e colaboradores têm um canal aberto de comunicação, qualquer erro ou má conduta pode ser comunicada, analisada e corrigida, a fim de que todas as pessoas e processos estejam alinhados.
Portanto, o ideal é que a comunicação seja empática e a escuta ativa para melhorar as condições de trabalho.
INTEGRAÇÃO
A integração está relacionada à equipe, afinal, são os colaboradores que estão ali todos os dias lado a lado e participando dos mesmos projetos, juntos. A equipe, então, precisa estar entrosada e engajada no mesmo propósito.
ADAPTAÇÃO
Muitos métodos e processos podem ser novos para a equipe, e até para a liderança. Por isso, todos necessitam de um tempo de adaptação para garantir que a observação, comunicação e integração sejam pilares bem fundamentados.
Confira as vantagens de aplicar a gestão humanizada na sua empresa
PRODUTIVIDADE
Prazos curtos e cobranças na entrega de uma demanda podem até funcionar, mas não são as técnicas ideais para que um funcionário entregue um trabalho.
A produtividade a longo prazo é garantida com a gestão humanizada, que oferece um ambiente de trabalho saudável, e também através das condições adequadas na empresa.
CLIMA ORGANIZACIONAL
A saúde mental de ninguém aguenta um ambiente tóxico no trabalho, afinal, é ali que você passa a maior parte do seu tempo. Sendo assim, uma das principais características da gestão humanizada é proporcionar um clima organizacional agradável, em que as demandas de trabalho sejam priorizadas, mas cada colaborador se sinta bem em estar ali.
ROTATIVIDADE
A rotatividade de colaboradores é um dos piores inimigos do RH. Além de afetar as finanças e a produtividade da empresa, o “entra e sai” de funcionários é ruim para o clima organizacional.
A gestão humanizada, então, tem o papel de acabar com a rotatividade, buscando a satisfação dos funcionários naquele ambiente de trabalho.
MELHORA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA
O que os seus funcionários têm a dizer sobre a empresa em que trabalham: coisas boas ou negativas?
Pois é. Se uma pessoa fala bem do seu ambiente de trabalho, é sinal de que ali todos são bem tratados, a empresa é organizada, oferece benefícios e valoriza os funcionários.
Agora, se um funcionário só pode dizer coisas ruins sobre o seu trabalho… é sinal de que pode estar faltando uma gestão humanizada.
A gestão, afinal de contas, pode dizer muito sobre a imagem da empresa.
REDUÇÃO DE GASTOS
Um gasto que nenhuma empresa quer ter é a rotatividade. Afinal, custa caro contratar e depois demitir ou arcar com os custos de uma demissão.
A gestão humanizada é a principal saída para resolver esse problema e não onerar o caixa da empresa. Além disso, retém um talento que pode ajudar muito na produtividade da instituição.
E já que estamos falando de gestão humanizada, duas dicas para você, profissional de RH:
➡️ Conheça 6 técnicas de onboarding para novos funcionários
➡️ Descubra 6 formas de engajar os colaboradores e aumentar a produtividade
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31 de outubro de 2024 |
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