6 formas de engajar os colaboradores e aumentar a produtividade

Descubra 6 formas de engajar os colaboradores e aumentar a produtividade

27 de fevereiro de 2024 /

Descubra 6 formas de engajar os colaboradores e aumentar a produtividade

Engajar os colaboradores… eis a questão.

No mercado de trabalho atual, mais dinâmico e onde tudo é urgente, as empresas também têm corrido para reter os seus talentos através do engajamento.

Não, não estamos falando de engajamento virtual, para as redes sociais. Mas, estratégias de Recursos Humanos que visem engajar os colaboradores para gerar mais produtividade e retenção de talentos.

De acordo com a Gallup Poll, uma empresa de pesquisa norte-americana, as marcas que têm colaboradores engajados tornam-se até 22% mais lucrativas, afinal, quando um colaborador associa a empresa como um negócio próprio, ele entrega melhor o seu trabalho e gera resultados mais excelentes.

Por isso, existem algumas técnicas para engajar os colaboradores que podem servir para qualquer empresa, inclusive para um condomínio.

Aliás, tendo em vista que um condomínio é um ambiente familiar, com crianças e patrimônios, o engajamento dos colaboradores é importante para evitar a rotatividade no quadro de funcionários e sempre ter ali pessoas de confiança exercendo funções essenciais para o dia a dia de todos.

Segundo a pesquisa Zendesk CX Trends 2023, a taxa de retenção em empresas com funcionários altamente engajados é de 87%. Já nas empresas com baixo engajamento, a retenção também cai para 47%.

Segundo Stephen Harding, especialista em pesquisas organizacionais, o engajamento dos colaboradores está dividido três dimensões:

  • PENSAR – o profissional entende e aceita os objetivos, valores e estratégias estabelecidos pela empresa
  • SENTIR – o colaborador sente orgulho da empresa e gosta do que faz
  • AGIR – o funcionário acredita e se sente bem em trabalhar na empresa e fará o necessário para o sucesso do trabalho

Continue a leitura e confira algumas ideias para manter o seu condomínio na porcentagem das empresas com funcionários altamente engajados.

Quais são as principais formas de engajar os colaboradores de um condomínio?

COMUNICAÇÃO É A CHAVE!

Em qualquer empresa, uma rotina de comunicação transparente, objetiva e bem direcionada é a chave para eliminar qualquer ruído ou falha que esteja gerando mal-entendidos entre as pessoas ou tarefas inacabadas.

Começando da empresa que contratou os funcionários, a administração do condomínio e o síndico, que estará ali no dia a dia com todos, é importante que a equipe de gestão esteja aberta para ouvir demandas e reclamações. Nem sempre as questões poderão ser resolvidas rapidamente, mas o funcionário precisa sentir que a empresa tem o interesse de mudar o cenário para melhor.

Bater um papo com os funcionários sobre um assunto descontraído também é interessante para mudar o clima do ambiente e trazer uma harmonia entre a equipe.

RECONHEÇA E RECOMPENSE

Engajar os colaboradores, mais do que tudo, significa reconhecer seus esforços e trabalho e os recompensar, seja com um bônus ou uma lembrancinha em um dia comum. 

O reconhecimento não tem o intuito de gerar um mal-estar entre a equipe, mas sim de mostrar que todos os colaboradores devem fazer o seu melhor para obter o reconhecimento da empresa.

INCENTIVE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Muito mais do que incentivar, investir!

Uma empresa que investe no futuro dos seus colaboradores está criando profissionais bem desenvolvidos e que se sentem valorizados naquele ambiente de trabalho. É uma forma de preparar a equipe para qualquer situação e estimular o conhecimento e o desenvolvimento de novas competências.

Além disso, é uma maneira de apreciar seus funcionários, mostrando que a empresa está pensando no futuro de cada um.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Uma das melhores formas de engajar os colaboradores é criando (e mantendo) uma equipe diversa e inclusiva, com diferentes tipos de pessoas.

A diversidade e a inclusão geram um senso de pertencimento, uma identificação mais fácil entre a equipe, tendo em vista que cada um ali poderá contribuir na vida do outro, com suas experiências de vida, suas histórias e conhecimentos.

OFEREÇA BENEFÍCIOS

Quer aumentar realmente a produtividade e engajar os colaboradores da sua empresa?

Então, ofereça benefícios! Alguns exemplos:

  • Vale-cultura
  • Auxílio-creche
  • Plano de saúde
  • Vale-combustível
  • Plano odontológico
  • Clube de descontos
  • Vale-alimentação ou refeição
  • Uma sexta-feira de folga por mês
  • Convênio e desconto em academias
  • Convênio com comércios próximos da empresa

Investir nesses benefícios é não se preocupar com a rotatividade de funcionários e cuidar da retenção de talentos da sua empresa.

OFEREÇA EMPRÉSTIMO PARA OS FUNCIONÁRIOS DO SEU CONDOMÍNIO

O empréstimo para funcionários de condomínios é um benefício que a EMPRESTA Capital pode te ajudar a oferecer, inclusive para ajudar na retenção de talentos!

✅ Mais de 150 mil créditos em diversas regiões do Brasil

✅ Líder absoluta e pioneira em soluções financeiras para condomínios

✅ Eleita a instituição financeira mais sustentável do Brasil com o 1º processo brasileiro sem papel

✅ Única instituição financeira regulada pelo Banco Central do Brasil focada no segmento de condomínios

Fale conosco e confira tudo o que a EMPRESTA Capital tem para oferecer aos funcionários do seu condomínio!

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    [bws_google_captcha]