A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia e cada um decide se a usa a favor ou contra. O fato é que não dá para continuar no passado, utilizando procedimentos e dispositivos que já estão fora do padrão. Por isso, a inteligência artificial em condomínios já se tornou uma tendência de praticidade e segurança.
Segundo o Índice de Nível de Inovação e Crescimento IA (Inicia), desenvolvido pela Consultoria de Negócios everis, o uso de tecnologias de Inteligência Artificial cresceu de 32% em 2018 para 48% em 2020 na América Latina.
Outro estudo, da Statistical Analysis System, revela que o Brasil é o país mais avançado da América Latina no uso de Inteligência Artificial. Enquanto 47% dos países da região utilizam a Inteligência Artificial, o Brasil está alguns passos à frente, com 63% das empresas utilizando tecnologias artificiais.
Sendo assim, é preciso seguir as tendências e se atualizar. Continue a leitura e confira como oferecer soluções de praticidade usando a inteligência artificial em condomínios.
Para começar…
O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
A Inteligência Artificial é um tipo de tecnologia autônoma que simula a inteligência e o comportamento humano, através de dados, padrões e associações.
Fato é que a Inteligência Artificial já está presente em tudo:
- GPS
- Smart TVs
- Reconhecimento facial
- Sistemas de monitoramento
- Corretor automático do celular
- Assistentes de voz (como a Alexa e a Siri)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CONDOMÍNIOS
- Segurança
A maneira mais eficiente de investir em Inteligência Artificial em condomínios é para melhorar a segurança, com um sistema de monitoramento mais prático e automatizado.
A Inteligência Artificial em condomínios reduz a possibilidade de falha humana nos processos diários, monitorando o perímetro do condomínio de maneira mais competente para impedir invasões, por exemplo.
- Gestão
O gerenciamento do dia a dia de um condomínio pode deixar o síndico de cabelos em pé se houver falta de organização e muitos problemas a resolver.
Para evitar essas situações, síndicos podem se apropriar do uso da Inteligência Artificial em condomínios para automatizar tarefas rotineiras como gerenciar pagamentos, coordenar manutenções, melhorar a comunicação com os moradores.
- Redução de falhas na comunicação
Sabemos que um dos principais problemas da humanidade é a falta de comunicação. O problema não é a falta de meios de comunicação, mas o entendimento entre as pessoas.
Portanto, para facilitar o diálogo, um síndico pode se valer de vários recursos para aprimorar a comunicação com os moradores. Um exemplo é utilizar Chatbots: atendentes virtuais (robôs) que são acionados pelos condôminos para reservar um espaço, abrir um chamado de serviço ou solicitar boletos, por exemplo. Os Chatbots, que podem ser integrados ao WhatsApp, otimizam o tempo dos síndicos, que não precisam se preocupar com tarefas tão simples.
As notificações por SMS, E-mail ou WhatsApp também são válidas para lembrar os condôminos das assembleias gerais, do início de manutenções, de bloqueio de algum espaço por reformas, etc.
- Manutenção e Conservação
A Inteligência Artificial em condomínios pode analisar os dados de máquinas e equipamentos para determinar padrões de funcionamento e prevenir erros e falhas de operação. Assim, até a vida útil do equipamento pode aumentar e os custos, com certeza, vão diminuir.
- Eficiência energética e Sustentabilidade
Um condomínio que aposta na sustentabilidade além de tornar o imóvel mais valorizado no mercado imobiliário, também colabora para a qualidade do meio ambiente.
Através da Inteligência Artificial, o condomínio pode ser mais sustentável com a aplicação de sistemas de calor e movimento que ativam as luzes, instalação de placas de energia solar ou um sistema de reúso de água.
- Automação residencial
Com o auxílio de assistentes inteligentes, é possível executar tarefas cotidianas como apagar as luzes, ligar ou desligar equipamentos, acionar o ar-condicionado e as cortinas, por exemplo.
Geralmente, este tipo de sistema é mais particular, utilizado dentro do imóvel. No entanto, é possível instalar em algumas áreas comuns, como no Espaço Gourmet e Academia.
SAIBA MAIS -> Síndico, conheça 5 ideias para condomínios e valorize o ambiente
BENEFÍCIOS EM USAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CONDOMÍNIOS
- Agilidade em tomar decisões: acesso às informações e dados em tempo real
- Redução de erros e retrabalho: automatização de processos de trabalho rotineiros
- Operações financeiras transparentes: controle eficiente do dinheiro e prestação de contas aos moradores
- Acesso remoto: através de aplicativos, os moradores podem conferir o sistema de segurança de qualquer lugar
- Personalização: cada condomínio pode personalizar os softwares de gestão para atender às suas necessidades específicas
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É UM INVESTIMENTO
Para muitas pessoas, gastar dinheiro com algumas tecnologias é bobagem. Porém, nós consideramos um investimento de tempo e dinheiro.
Se a Inteligência Artificial pode trazer benefícios para o seu condomínio, vale a pena estudar sobre algumas tecnologias e investir. E, se o caixa do seu condomínio não tem dinheiro, não tem problema… a EMPRESTA Capital resolve!
Somos a única instituição financeira regulada no Banco Central, pioneira em soluções financeiras para condomínios.
O que oferecemos?
- Parceiros em todo o território nacional
- Crédito para condomínios (as mais diversas finalidades)
- Crédito consignado para funcionários dos condomínios
- Mais de 150 mil operações de crédito e outras soluções para o segmento
- Foco em soluções desburocratizadas e com altíssimo impacto social e socioambiental
- Crédito consignado para terceirizadas e empresas fornecedores no ecossistema de condomínios
Acesse nosso site e conheça o que temos disponível para você!
SIMILARES
23 de janeiro de 2025 |
Tudo o que você precisa saber sobre controle de ponto no condomínio
28 de agosto de 2024 |
Nenhum comentário