Outono: a época ideal para manutenções no condomínio

Outono: por que essa é a estação ideal para manutenções no condomínio?

2 de abril de 2024 /

Outono: por que essa é a estação ideal para manutenções no condomínio?

Fazer manutenções no condomínio sempre pode causar dor de cabeça. Tem dias cheios de chuvas que nenhum serviço fica bom ou termina em tempo hábil. Nos dias quentes, o calor, o sol forte e a umidade prejudicam as reformas e desgastando ainda mais a estrutura. Enfim, um verdadeiro caos. 

Mas será que existe um meio-termo para fazer esses reparos no condomínio, ou melhor dizendo, uma estação ideal? Segundo alguns profissionais do mercado condominial, sim, e é o outono a época perfeita.

Isso porque as características dessa estação, como clima mais ameno, menor incidência de chuva e dias mais firmes, são ideais para a realização de alguns serviços.

Portanto, se você é um síndico que quer se prevenir e deixar o ambiente totalmente reformado para quando os climas mais críticos chegarem, que tal já pensar nas manutenções do seu condomínio no outono?

Neste conteúdo, separamos algumas dicas que você pode aplicar no dia a dia.

Quais manutenções no condomínio fazer durante o outono?

LIMPEZA DE CALHAS E RALOS

Claro, outono é época de clima mais ameno, porém, também é quando as folhas e galhos secos caem em grande volume. Por isso, no checklist de manutenção no condomínio, é imprescindível ter a remoção de folhas e detritos das calhas e ralos, que ajudam a prevenir obstruções que possam levar a problemas de drenagem e danos à estrutura do condomínio.

Mas é sempre bom lembrar que, em alguns casos, o serviço de limpeza convencional pode não conseguir, ou não ter o escopo completo, para realizar esse tipo de serviço. 

Portanto, é sempre importante contratar empresas que tenham os equipamentos e profissionais que saibam lidar com a limpeza de folhas e galhos das calhas, ralos, calçadas e telhados, de forma eficiente e profunda.

LEIA TAMBÉM: Como fazer cotações para condomínios de forma fácil!

REPAROS DE IMPERMEABILIZAÇÃO

Que condomínio nunca sofreu com infiltrações, seja nas áreas comuns ou nas unidades? Se o seu não, ainda assim é uma boa alternativa realizar a impermeabilização do prédio como precaução.

Durante o outono, então, é mais aconselhável ainda, pois com a menor volume de chuva, a vida útil do serviço se prolonga e sua efetividade também.

MANUTENÇÕES DAS ÁREAS EXTERNAS DO CONDOMÍNIO

A manutenção das calçadas também é responsabilidade do condomínio, você sabia? E durante o outono é comum que os galhos e árvores das ruas caiam, podendo até mesmo prejudicar os moradores ao entrar e sair do prédio.

Por isso, realizar a poda de árvores e arbustos, limpeza de áreas comuns, inspeção e reparo de pavimentação, garantindo assim a segurança e a estética do condomínio.

Além disso, se você percebeu que as árvores em frente ao seu condomínio ou da sua rua estão com risco de queda, é sempre importante acionar a prefeitura da cidade para tomar as medidas necessárias. 

Elas podem até não apresentar tanto perigo na hora, mas sabemos bem que em temporadas de tempestades se tornam um alerta vermelho.

INSPEÇÃO DE PISCINAS E ÁREAS DE LAZER

Se o condomínio possui piscina ou área de lazer externas, é importante fazer a inspeção e manutenção dessas instalações, incluindo limpeza, reparos e preparação para o inverno, se necessário. 

Assim, nos dias mais quentes, o espaço já estará preparado e seguro para receber os moradores.

FAZER A DEDETIZAÇÃO NO CONDOMÍNIO

Dedetização? No outono? Sim, sabemos que parece um pouco confuso, já que essa alternativa é geralmente feita em períodos mais quentes, em que a proliferação de pragas é bem recorrente. 

Contudo, a dedetização de outono tem como objetivo a prevenção. Ou seja, elas criam uma barreira para quando as estações mais quentes, como a primavera e verão chegarem, o condomínio não sofrer com as pragas. 

Em um ano onde os casos de dengue estão crescendo consideravelmente, é sempre bom se prevenir ainda mais.

PINTURA DE FACHADAS

Realizar pinturas durante o outono em um condomínio pode ser uma excelente decisão, já que as condições climáticas são geralmente favoráveis para esse tipo de trabalho. 

No outono, as temperaturas tendem a ser mais amenas e a umidade do ar é geralmente mais baixa. Isso proporciona condições ideais para a secagem rápida e uniforme da tinta, resultando em um acabamento de qualidade e maior durabilidade da pintura.

Viu só?

Essas são apenas algumas das manutenções que podem ser realizadas durante o outono em um condomínio. 

O ideal é seguir um plano de manutenção regular e personalizado, adaptado às necessidades específicas do condomínio.

Para não tumultuar a rotina, o ideal é que essas atividades sejam feitas gradativamente, sem que uma interfira na outra. 

Além disso, para manter o orçamento saudável, é viável que essas manutenções no condomínio estejam previstas no planejamento orçamentário. Assim, o condomínio estará bem cuidado, pronto para a próxima estação e, claro, com o caixa no azul.
Gostou dessa dica? Leia também o nosso outro conteúdo completo sobre dedetização em condomínios: a solução para combater a dengue.

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    7  +    =  9