Evite ciladas financeiras: dicas de Consumo Consciente

Evite ciladas financeiras: dicas de Consumo Consciente

15 de março de 2024 /

Evite ciladas financeiras: dicas de Consumo Consciente

Você já “emprestou seu nome” para um “amigo” comprar um produto caro, com a promessa de que ele iria pagar as parcelas e, depois da compra, você nunca mais viu a cara do sujeito e ficou com as dívidas?

Ou então, por indicação de algum influenciador digital, você entrou em um esquema de pirâmide financeira e perdeu muito dinheiro?

Esses são dois exemplos de ciladas financeiras. 

Ah, mais um exemplo: você vai ao shopping comprar um presente para um amigo, mas, vê uma blusa bacana e um casaco que combina com a blusa, e aproveita para comprar mais um tênis branco que você não precisa. 

Se assustou? Compras supérfluas e impulsivas também são um tipo de cilada financeira que te levam a consumir demais. 

Falando em consumo, você se considera uma pessoa consumista? Por exemplo: você realmente precisa de tudo o que tem? Compra apenas o necessário?

Consumir qualquer coisa está diretamente ligado à sustentabilidade. E não estamos nos referindo apenas ao consumo de água e energia elétrica não. Qualquer item que você compre, como uma blusa, pode ter sido feito com materiais que saíram da natureza, como o algodão. 

Então, ser sustentável também significa uma vida de consumo consciente!

Continue a leitura e confira como ter uma vida de consumo consciente para fazer a diferença!

Para começar…

O que é consumo consciente?

Consumo consciente é exatamente o oposto de consumir compulsivamente. É fazer escolhas levando em consideração os impactos gerados ao meio ambiente e até nas suas finanças.

Por exemplo, todos sabemos que usar um balde de água para lavar um ambiente é o mais indicado, pois a mangueira gasta mais água. Então, mesmo na pressa, quando você escolhe usar o balde, está fazendo uma escolha de consumo consciente.

Ou, quando escolhe consumir todas as frutas que tem em casa, ao invés de comprar frutas mais bonitas, também está escolhendo consumir de forma consciente, para não jogar dinheiro fora.

E vamos além: o consumo consciente também está relacionado a comprar ou adquirir serviços de empresas sustentáveis, que se utilizam de práticas ESG em suas rotinas de trabalho.

Então, no dia a dia, como praticar o consumo consciente?

Confira algumas estratégias a seguir:

Confira 7 dicas de consumo consciente

COMPRE MENOS

Pode acreditar: não é difícil seguir essa dica. Você só precisa de mudar suas perspectivas:

  • Se comprar este produto, vai comprometer o saldo do seu cartão de crédito. E se surgir uma emergência? 
  • Você verificou se tem algo em casa que pode substituir esse item que vai comprar? 
  • Perguntou se alguma amiga ou familiar tem essa roupa que você quer comprar para usar na festa? 

Viu só?! Existem maneiras de evitar compras impulsivas ou desnecessárias. E se nenhuma dessas possibilidades te agradou, pense que sua vida financeira nunca vai melhorar se você gastar de forma desenfreada, sem pensar em um consumo consciente.

SAIBA MAIS -> Educação financeira: tudo o que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro

SACOLAS E EMBALAGENS RETORNÁVEIS

Sacolinhas de plástico são úteis para lixeiras, recolher fezes dos pets de estimação, entre outras coisas. Mas, se você pegar várias sacolinhas toda vez que você for ao mercado, além de pagar por cada uma delas, vai ficar guardando um material que não se degrada facilmente ao ser jogado no lixo.

O plástico é um tipo de material que leva 1.000 anos para se decompor e, para piorar: entope galerias pluviais e interfere na vida marinha, já que peixes podem se alimentar do plástico jogado no mar.

Então, o que você pode fazer para usar menos plástico e contribuir para um consumo mais consciente?

  • Usar sacos de tela para compras no hortifrúti
  • Utilizar produtos com refil ou embalagens retornáveis 
  • Usar sacolas de pano (ecobags) ou caixas para transportar itens ao sair do mercado
  • Considere o tipo de embalagem ao comprar um produto: entre o plástico e o papel, prefira a embalagem de papel

NÃO DESPERDICE ALIMENTOS

Sobrou arroz? Faça bolinhos de arroz!

A fruta está madura demais? Não compre uma nova, faça um suco! 

Olha aí, mais possibilidades de consumo consciente! 

O desperdício de alimentos é uma questão de consciência ambiental, e também social: segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil desperdiça 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. Enquanto isso, ainda segundo a ONU, cerca de 70,3 milhões de pessoas estavam em estado de insegurança alimentar moderada e 21,1 milhões em estado de insegurança alimentar grave no Brasil, em 2022.

A conta não fecha, certo?

O desperdício de alimentos também afeta a saúde financeira, afinal, se você não come um alimento porque está feio ou porque deixou estragar, terá que gastar mais dinheiro para repor aquele item.

APOIE O COMÉRCIO LOCAL

Que tal se, ao invés de fazer suas compras de hortifrúti em um supermercado de rede, você comprar em um hortifrúti do seu bairro?

Essa é uma ação de consumo consciente para fortalecer a economia local, a geração de renda dos profissionais que trabalham ali, reduzir o impacto do deslocamento para um local mais distante.

O fortalecimento do comércio local melhora a economia da cidade.

ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA

Praticar o consumo consciente de energia elétrica é fundamental para reduzir o impacto ambiental, economizar dinheiro e promover a sustentabilidade.

  • Novos eletrodomésticos

Certifique-se de escolher modelos com classificação energética alta, pois consomem menos energia do que os modelos mais antigos e menos eficientes.

  • Desconecte aparelhos eletrônicos da tomada

Ou use um filtro de energia para evitar o consumo de energia em modo de espera. 

  • Iluminação natural

Mantenha cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar a luz do sol e reduzir a necessidade de iluminação artificial. Use lâmpadas LED de baixo consumo quando a luz natural não for suficiente.

  • Manutenção

Certifique-se de que seus aparelhos e sistemas elétricos estejam funcionando corretamente. A manutenção regular pode garantir que eles operem com eficiência máxima, reduzindo o consumo de energia.

  • Horário de uso

Evite usar máquinas de lavar e secar roupas ou lavar louça em horários de pico de demanda de energia. Opte por lavar roupas com água fria sempre que possível e use programas de lavagem eficientes em termos energéticos.

ECONOMIZE ÁGUA

Praticar o consumo consciente de água é fundamental para preservar este recurso natural precioso e garantir sua disponibilidade para as gerações futuras. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a utilizar a água de forma mais consciente:

  • Repare vazamentos
  • Colete água da chuva
  • Tome banhos mais curtos
  • Reutilize água sempre que possível
  • Instale dispositivos economizadores de água
  • Ajuste o fluxo de água na descarga do vaso sanitário
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça

RECICLAGEM

E por último, e não menos importante, para praticar o consumo consciente de verdade… reciclagem.

Quando falamos de sustentabilidade, não tem como não falar em reciclagem. Lembra, por exemplo, que te indicamos a preferir a embalagem de papel a de plástico? Porque o papel é reciclável e pode ser usado para outra embalagem.

  • Conheça os materiais recicláveis para separá-los corretamente para reciclagem

Isso pode incluir papel, plástico, vidro, metal, entre outros.

  • Compre produtos reciclados

Ao escolher produtos reciclados, você incentiva a demanda por materiais recicláveis e fecha o ciclo de reciclagem.

  • Reduza o desperdício

Procure maneiras de reduzir a quantidade de resíduos que você gera. Opte por produtos com menos embalagens, use sacolas reutilizáveis ao fazer compras e evite o uso de itens descartáveis sempre que possível.

  • Recicle materiais orgânicos

Além de reciclar materiais tradicionais, considere compostar resíduos orgânicos, como restos de alimentos e folhas. O composto resultante pode ser usado como adubo orgânico para jardins e plantas.

E você aí deve estar pensando: “será que essas dicas de consumo consciente podem ser úteis para a vida em condomínio?”.

A resposta é: SIM! Todas essas dicas podem ser aproveitadas pelos moradores, individualmente, e também para o bem-estar da infraestrutura do condomínio.

E tem mais dicas condominiais -> Saiba como reduzir os custos no condomínio

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    [bws_google_captcha]