Uma das principais responsabilidades da equipe de RH é contratar um novo funcionário para a empresa. É preciso ter certeza se aquela pessoa tem as habilidades necessárias para o trabalho e aptidões comportamentais que se encaixem na empresa.
E a eficácia no processo de contratação é um sinal positivo para a integração deste novo colaborador com o restante da equipe e também, para que o novo integrante se sinta valorizado e engajado a fazer um bom trabalho.
Por isso, existem algumas técnicas que podem ajudar a equipe de RH a recepcionar melhor este futuro colaborador. São técnicas de onboarding, você já ouviu falar deste processo?
Onboarding é o processo de integração dos novos funcionários, ou seja, como a organização acolhe e integra novos membros à equipe. O onboarding tem o objetivo de garantir que os novos funcionários compreendam a cultura da empresa, entendam suas responsabilidades e estejam preparados para desempenhar suas funções de maneira eficaz.
No geral, o onboarding pode abranger várias atividades, como treinamento, apresentação da empresa, atribuição de tarefas, introdução à equipe e estabelecimento de expectativas claras. Um onboarding bem-sucedido pode contribuir para a satisfação do funcionário, retenção de talentos e aumento da produtividade.
Para ser bem-sucedida, a integração dos novos funcionários deve conter características dos 4 C’s, de acordo com a Society for Human Resource Management:
- Conformidade – ensinar as políticas básicas da empresa
- Cultura – demonstrar a cultura organizacional de forma prática e teórica
- Clareza – assegurar o entendimento do colaborador sobre sua função e responsabilidade
- Conexão – desenvolvimento de dinâmicas que construam relacionamentos interpessoais entre a equipe
Viu só como esse processo pode ser benéfico para a sua empresa?
Continue a leitura e confira algumas técnicas de onboarding para aplicar na integração de novos funcionários.
Quais são as técnicas de onboarding mais eficientes?
PLANEJAMENTO ANTECIPADO
Elabore um plano de integração detalhado que inclua desde antes do primeiro dia do novo funcionário até as primeiras semanas ou meses de trabalho. Isso pode envolver a preparação de materiais de boas-vindas, atribuição de tarefas e agendamento de reuniões com outros membros da equipe.
RECEPÇÃO PERSONALIZADA
Dê ao novo funcionário uma recepção calorosa que o faça sentir valorizado e animado para se juntar à equipe. Isso pode incluir uma mensagem de boas-vindas personalizada, bem como uma apresentação da cultura e dos valores da empresa.
TREINAMENTO ESTRUTURADO
Uma das principais técnicas de onboarding é fornecer treinamento claro e estruturado sobre os processos, ferramentas e sistemas da empresa para que o novo colaborador se sinta seguro e bem preparado para iniciar sua função. Isso pode incluir sessões de treinamento presenciais, manuais de boas-vindas, tutoriais online e acesso a recursos de treinamento contínuo.
MENTORIA
Atribua um mentor ou “buddy” ao novo funcionário para que eles tenham alguém para recorrer com perguntas e preocupações, além de ajudá-los a se integrar à cultura da empresa e entender melhor seu papel e responsabilidades.
INTEGRAÇÃO COM A EQUIPE
De todas as técnicas de onboarding, a integração com a equipe é crucial para entender se o novo integrante tem o comportamento que a empresa pede e se ele se dará bem com o restante do time (o que é muito importante, principalmente em equipes pequenas).
Facilite oportunidades para que o novo funcionário conheça seus colegas e outros membros da equipe. Isso pode incluir almoços de boas-vindas, eventos sociais, reuniões one-on-one e atividades de construção de projetos.
DEFINIÇÃO DE METAS CLARAS
Auxilie o novo funcionário a estabelecer metas claras e alcançáveis para seus primeiros dias, semanas e meses no trabalho. Isso lhe dará um senso de propósito e direção, ajudando-o a se integrar mais rapidamente ao seu papel.
FEEDBACK REGULAR
Forneça feedback regular e construtivo sobre o desempenho do novo funcionário para ajudá-lo a se ajustar e crescer em seu papel. Agende reuniões regulares one-on-one para discutir seu progresso e abordar quaisquer problemas ou preocupações que possam surgir.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA DO PROCESSO DE ONBOARDING
Revise e avalie regularmente o processo de onboarding para identificar áreas de melhoria e fazer ajustes conforme necessário. Solicite feedback tanto dos novos funcionários quanto dos supervisores para garantir que o processo seja eficaz e satisfatório para todos os envolvidos.
SAIBA MAIS -> Onboarding como fator crítico para o sucesso do trabalho à distância
Vantagens de utilizar técnicas de onboarding
- Redução do turnover
- Crescimento do negócio
- Redução de erros e retrabalho
- Atração e retenção de talentos
- Melhoria na comunicação interna
- Alinhamento com a cultura empresarial
- Aumento do engajamento dos profissionais
Até aqui, vimos que essas técnicas de onboarding são ótimas para engajar os novos colaboradores. Mas, e quanto aos funcionários antigos? O que fazer para que sua produtividade não caia com a rotina do dia a dia?
Confira -> 6 formas de engajar os colaboradores e aumentar a produtividade
SIMILARES
18 de dezembro de 2024 |
Nenhum comentário