Conheça quais são as funções do síndico

Funções do síndico: você sabe quais são as obrigações do gestor do condomínio?

30 de novembro de 2023 /

Funções do síndico: você sabe quais são as obrigações do gestor do condomínio?
  • “Fala com o síndico”.
  • “Seria legal se tivesse isso aqui no condomínio, vamos falar com o síndico?”
  • “Ah, mas o síndico precisa resolver esse problema”.
  • “Acho que a taxa está muito cara. Vou reclamar com o síndico”.

Se você mora em condomínio, com toda a certeza já ouviu algumas dessas falas por aí, não é?

Para algumas pessoas, tudo é culpa do síndico. Se deu certo, foi o síndico. Se não deu certo, foi o síndico. 

Desde sempre a relação de condôminos com síndicos é uma montanha-russa. Tem gente que os ama, tem gente que os odeia e as reuniões de condomínio são um Deus-nos-acuda.

Mas hoje, não. Hoje nós queremos homenagear estes profissionais, pois, afinal, 30 de novembro é o Dia do Síndico. Por isso, vamos conhecer as principais funções do síndico para você aí nunca mais pedir para ele fazer algo que não está no escopo de trabalho dele. 

Mas, para começar… quem é o síndico?

É a pessoa responsável por representar os interesses dos condôminos, tendo sido escolhido em assembleia pelos próprios moradores. É um administrador do condomínio e pode ser um morador ou não. 

Seu mandato tem duração de dois anos, com possibilidade de reeleição. Todo o seu trabalho está determinado no Código Civil, mediante a Lei 10.406 de 01/2022. Nesta lei, estão apontadas algumas funções do síndico:

  1. Realizar o seguro da edificação;
  2. Convocar assembleia dos condôminos;
  3. Prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;
  4. Elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
  5. Cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
  6. Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;
  7. Dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;
  8. Diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
  9. Representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns.

Então, vamos conhecer direitinho como funciona o trabalho dos síndicos?

Continue a leitura!

Quais são as principais funções do síndico?

GERENCIAR AS FINANÇAS E EVITAR A INADIMPLÊNCIA

Como já conversamos por aqui, a gestão financeira é o maior desafio dos condomínios brasileiros.

E um desafio diário dos síndicos é evitar a inadimplência e ter dinheiro em caixa para reserva de emergência ou uma manutenção.

A inadimplência acontece em todos os condomínios, não tem jeito. Porém, uma das funções do síndico, além de cobrar os condôminos, é possibilitar meios para reduzir a inadimplência.

Fazer uma previsão orçamentária | Entender a legislação | Conversar e conscientizar os moradores | Facilitar o pagamento 

Assim, com essas possibilidades, o síndico evita dar entrada nos meios jurídicos que resolvem a situação mais facilmente, mas que, por outro lado, trazem dores de cabeça e constrangimento.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES + SEGURANÇA COLETIVA

Quase 100% das pessoas decidem morar em condomínio por serem locais mais seguros. Por isso, uma das funções do síndico é manter a segurança do local, providenciando meios e sistemas de proteção, como câmeras de vigilância, sistema de biometria e reconhecimento facial, portaria virtual, entre outros.

Além disso, a prevenção de acidentes é essencial para o bem-estar da comunidade. Se todos os equipamentos de uso coletivo estiverem com a manutenção em dia, por exemplo, evita-se que idosos e crianças sofram algum acidente que seja de responsabilidade do condomínio.

ORGANIZAR ASSEMBLEIAS CONDOMINIAIS

Lembra daquele diálogo que citamos no início? Pois então, essas falas são regularmente ditas durante as assembleias condominiais.

Todas as decisões relacionadas ao condomínio são tomadas pelos condôminos nas reuniões e assembleias. 

Faz parte das funções do síndico organizar essas assembleias, assim como manter a organização da reunião para que as decisões sejam tomadas com clareza, visando o bem-estar de todos.

Também é nas reuniões de condomínio onde o síndico apresenta relatórios de gastos e propõe ações ou implementações que podem ser benéficas para a segurança dos moradores.

Fato é que nem todo mundo gosta de participar das reuniões de condomínio, devido à bagunça, o horário ou a demora. Por isso, também é dever do síndico fazer uma reunião eficiente e incentivar os moradores a participarem, pois, afinal, só assim as pautas podem ser votadas e decisões são tomadas.

MANUTENÇÃO DO CONDOMÍNIO

A manutenção do condomínio é um tópico muito importante entre as funções do síndico por dois motivos:

Os espaços coletivos são usados pelos moradores, seja para diversão ou bem-estar e, já que todos pagam por esses equipamentos, querem fazer uso deles com segurança.

O zelo com a manutenção do condomínio é um dos fatores para a valorização imobiliária do empreendimento. Então, se um proprietário quiser vender seu apartamento, terá dificuldades de achar um comprador se não houver manutenção e tudo estiver “caindo aos pedaços”.

Por isso, o síndico precisa se preocupar com todos os elementos que precisam de manutenção regular, como:

Áreas de lazer | Piscinas | Paisagismo | Vagas de estacionamento | Fachada do prédio | Segurança dos portões | Corredores | Funcionamento dos elevadores  

RESOLVER CONFLITOS

Se entre uma família existem conflitos… imagina entre vizinhos.

Às vezes: o cachorro late demais, o bebê chora demais, as crianças gritam demais, o volume da televisão é muito alto, alguém estacionou na sua vaga, uma infiltração do vizinho está afetando sua unidade.

Existem inúmeros motivos para brigas entre vizinhos do condomínio. E sim, uma das funções do síndico é atuar como um intermediador neste problema e manter a paz e a harmonia entre todos.

Por isso, é bom que o síndico entenda um pouco de Psicologia para fazer a gestão de conflitos e acalmar os ânimos dos moradores.

Algumas soluções para fazer a gestão de conflitos no condomínio: 

Ser acessível e ouvir a todos | Usar a comunicação não violenta | Ter imparcialidade | Fugir de fofocas 

SAIBA MAIS -> Gestão de condomínios: a difícil arte de ser síndico

As funções do síndico são muito importantes para o bom funcionamento de um condomínio. Por isso, neste Dia do Síndico, parabenizamos todos os síndicos pelo trabalho que desempenham.

Ei, síndico. Quer conhecer 5 ideias para valorizar mais o seu condomínio? Clique aqui!

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    45  +    =  54