Confira 6 dicas para gestão de conflitos no condomínio

Gestão de conflitos no condomínio: 6 dicas para acalmar os ânimos dos moradores

15 de agosto de 2023 /

Gestão de conflitos no condomínio: 6 dicas para acalmar os ânimos dos moradores

A relação entre vizinhos pode ser difícil em alguns condomínios onde os moradores não seguem as regras ou vivem brigando. Por isso, é essencial que os síndicos conheçam técnicas de gestão de conflitos para acalmar os ânimos dos condôminos.

É apenas mais um dia normal na sua vida de síndico e, de repente, surge a notícia: tem vizinhos brigando no bloco A.

Poxa vida… o que você faz? 

Bom, sentar e chorar não é uma opção. O melhor é conhecer técnicas de gestão de conflitos para resolver os problemas e as brigas pacificamente.

Na maioria dos condomínios, os motivos dos conflitos são sempre os mesmos:

Inadimplência | Animais domésticos | Barulho | Vagas de garagem | Discordâncias nas assembleias | Locação temporária | Obras | Vazamentos | Barulho nas áreas comuns após o horário permitido

A verdade é que todos buscam as mesmas vantagens ao morar em condomínios: localização privilegiada, segurança, praticidade, espaços de lazer, entre outras coisas. Porém, muitos não levam em consideração que dividem as paredes do imóvel com outras pessoas e precisam conviver bem com elas.

Diante de brigas e problemas, os síndicos precisam entrar em ação e fazer a gestão de conflitos!

É preciso ter paciência, sensatez, justiça, eficiência e, dependendo da situação, ser criativo para negociar a melhor solução.

A ideia é evitar, ao máximo, levar a briga para a Justiça, pois pode demorar muito tempo para resolver o problema, além de gerar momentos constrangedores no condomínio, como um encontro no elevador em que nem falar sobre o tempo vai ajudar a quebrar o gelo.

SAIBA MAIS -> Conflitos em condomínio: 6 vantagens de resolver problemas extrajudicialmente

Continue a leitura e confira 6 dicas para síndicos acalmarem os ânimos dos moradores!

Como fazer a gestão de conflitos no condomínio?

SEJA ACESSÍVEL E OUÇA A TODOS

Em qualquer organização, a figura do gestor de conflitos não pode ser distante, mas sim, acessível. Portanto, o síndico deve ser reconhecido como uma pessoa aberta para conversar e ouvir os condôminos no dia a dia. 

Assim, na hora de fazer a gestão de conflitos, os envolvidos podem se sentir mais à vontade para resolver as questões de forma pacífica.

Durante as assembleias, comunique suas formas de contato e se mantenha aberto para atender os condôminos durante algum horário do dia. Um contato pessoal pode deixar os moradores mais tranquilos de que estão sob uma gestão presente e eficiente!

E durante alguma confusão, procure ouvir todas as partes envolvidas, além de testemunhas e provas (como imagens de câmeras de segurança), para que os condôminos percebam o seu interesse e disposição de resolver o problema.

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Uma técnica que pode ajudar síndicos na gestão de conflitos é a Comunicação Não Violenta. 

Visando estimular a cooperação entre as pessoas, essa técnica propõe um diálogo empático e com respeito às opiniões contrárias. 

Na técnica da Comunicação Não Violenta, é preciso:

  1. Observar o outro
  2. Avaliar e respeitar os sentimentos
  3. Respeitar as necessidades das pessoas
  4. Fazer pedidos ao invés de dar ordens

IMPARCIALIDADE E SEGUIMENTO DAS NORMAS

Bom, pode acontecer de um dos envolvidos em uma briga ser algum familiar ou amigo do síndico. Neste momento, a razão deve falar mais alto, pois, afinal, o síndico cumpre o seu papel de profissional na gestão de conflitos.

Sendo assim, é preciso ter imparcialidade! O ideal é não tomar partidos e ser isento na situação, verificando por meio de provas e testemunhas quem pode ser o responsável pela situação. 

A imparcialidade também é importante para que você lembre os condôminos sobre as normas e regras do condomínio, que devem ser seguidas por todos para promover a harmonia e boa convivência. Assim, você evita futuras discussões e os condôminos não esquecem de que estão sujeitos a multas em caso de brigas.

FUJA DE FOFOCAS

Cuidar da vida alheia é um prazer para muitas pessoas, principalmente para alguns condôminos ociosos…

Sempre que rolar alguma situação conflitante entre vizinhos, mesmo que seja algo básico, com certeza esse acontecimento vai chegar nos seus ouvidos.

Portanto: fuja das fofocas e, com muita educação, desconverse. Não é problema do síndico que alguns vizinhos não se gostam ou não tem uma boa convivência. O síndico só deve se intrometer e fazer a gestão de conflitos caso a situação se agrave.

É muito negativo para a reputação do síndico se envolver em fofocas. Se isso ocorrer, os condôminos perdem a confiança em seu trabalho, pois podem sentir que suas vidas privadas têm o risco de serem expostas.

LIVRO DE OCORRÊNCIAS

Você tem um livro de ocorrências no seu condomínio? 

Essa é uma obrigação da função de síndico. O livro de ocorrências deve ser registrado em cartório, sendo necessário apresentá-lo durante as reuniões condominiais para aplicação de multas, conforme a legislação e as normas internas.

DOCUMENTE SUAS AÇÕES

Fazer a gestão de conflitos muito tensos pode ser perigoso para os síndicos, pois algum condômino pode intimidá-lo ou ameaçá-lo. Sendo assim, é importante que o síndico documente todas as suas ações de gestão, como a abertura de reclamações ou a aplicação de multas, para que as autoridades entendam o passo a passo de todos os acontecimentos.

Assim, todos os envolvidos ficam seguros na situação, principalmente o síndico, que só está tentando solucionar o problema e manter a paz no condomínio.

Apesar de em muitos condomínios um síndico ser considerado uma persona non grata, ele é o apoio que os moradores têm para cuidar de toda a infraestrutura da sua rotina.

Por isso, entender sobre gestão de conflitos é essencial, até mesmo para evitar agressão contra síndicos no calor do momento ou por conta de uma solução que não agrade todas as pessoas.

Anote essas dicas e boa sorte para manter a boa convivência no seu condomínio!

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