A energia solar para condomínios é um investimento que gera economia na conta de luz e ainda contribui para o meio ambiente, por ser uma fonte de energia limpa.
A conta de luz vai aumentar, sabia? De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a inflação oficial do Brasil subiu 0,23% em agosto, influenciando o preço da energia elétrica, que teve alta de 4,59% no mês.
Se em uma casa o aumento na conta de luz já impacta nas finanças de seus moradores, imagine em um condomínio residencial?
Por isso, síndicos e administradoras devem pensar em soluções que não pesem tanto no bolso dos condôminos. Energia solar para condomínios, por exemplo!
Você já pensou nisso?
Além de economia, seu condomínio vai contribuir para o bem-estar do nosso planeta, por meio de uma fonte de energia limpa!
Inclusive, inúmeros condomínios já se adiantaram e viabilizaram essa alternativa: um levantamento mostrou que os condomínios brasileiros estão solicitando mais crédito para investir em energia solar do que em segurança.
Isso acontece porque a segurança é um investimento importante, mas opcional e não obrigatório. Já a conta de energia tem pagamento obrigatório e, quanto mais caro, menos investimentos são feitos em outros setores.
Portanto, ao investir em energia solar para condomínios, abate-se boa parte da conta de energia e sobra dinheiro para investir em segurança, reformas e outras coisas.
Quer fazer isso no seu condomínio também? Continue a leitura e saiba mais!
ENERGIA SOLAR PARA CONDOMÍNIOS: COMO FUNCIONA?
Em primeiro lugar, para instalar um sistema de energia solar para condomínios, é necessário aprovação em assembleia com voto de maioria simples dos condôminos presentes, pois este equipamento é considerado uma benfeitoria necessária.
Dito isso, é preciso entender que o uso de energia solar em condomínios é diferente em relação a um imóvel individual. No condomínio, é necessário que um grande sistema alimente todas as áreas comuns e as unidades, sendo que o tamanho deste sistema e a quantidade de placas solares varia conforme o consumo elétrico total do condomínio.
A tecnologia mais usada para gerar energia solar para condomínios é a fotovoltaica, que realiza a conversão direta da luz do sol por meio de placas solares e sistemas solares fotovoltaicos.
Esse sistema é conhecido como kit solar, composto pelos seguintes equipamentos:
Painel solar – um arranjo das placas solares instaladas e fixadas nos telhados para captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica através das suas células fotovoltaicas.
Inversor interativo – converte e adapta a energia gerada pelas placas para o padrão da rede elétrica do imóvel.
Estrutura de suporte – é a base de instalação das placas no telhado.
String-box – caixa com os dispositivos de segurança para o sistema, com a chave de liga/desliga.
Após a instalação de todo esse sistema, ele é conectado à rede elétrica para que a energia gerada seja injetada na rede.
No momento em que a empresa realiza a instalação dos painéis solares, o síndico ou a administradora deve definir como a conta será paga pelos condôminos: proporcionalmente ao valor investido ou pelo tamanho da unidade?
Além disso, não é necessário alterar todos os relógios de luz do empreendimento, já que eles serão usados para receber os créditos captados. É necessário, no entanto, instalar um relógio de luz bidirecional no relógio central do condomínio.
VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR PARA CONDOMÍNIOS
Economia na conta de luz
O maior impacto da instalação de energia solar para condomínios é a economia na conta de luz, dando ao síndico a oportunidade de fazer outros investimentos ou reformas.
Valorização do condomínio
Na hora de comprar um apartamento, muita gente vai preferir um empreendimento que tenha painéis solares, justamente visando a economia na conta de luz. Assim, a valorização do imóvel é muito vantajosa para os proprietários que estão vendendo.
Sustentabilidade
A energia solar é sustentável, ou seja: limpa, renovável, não polui. Até em dias nublados ou em estações onde os períodos de sol são mais curtos, ocorre geração de energia elétrica pelos painéis.
Usada em qualquer lugar
Como a fonte de energia é o Sol e ele ilumina o mundo inteiro, é possível ter energia solar em qualquer lugar. Como o Brasil é um país tropical, somos privilegiados no uso dessa tecnologia.
Pouca manutenção
O kit solar pode ter uma garantia de vida útil bem longa se os equipamentos forem de qualidade e a instalação for feita corretamente. No geral, a durabilidade do kit solar é de 35 a 40 anos.
SAIBA MAIS -> Energia solar: saiba o que é e quais os impactos da Taxação do Sol
Viu só como a energia solar para condomínios pode ser uma boa alternativa para o seu condomínio? E, se a sua justificativa é não ter o dinheiro para investir nessa solução, a EMPRESTA Capital pode ajudar!
Temos soluções rápidas e fáceis, com um processo sem burocracias, para você obter o empréstimo que precisa e investir em energia solar para o seu condomínio.
- Parceiros em todo o território nacional
- Crédito para condomínios (as mais diversas finalidades)
- Crédito consignado para funcionários dos condomínios
- Foco em soluções desburocratizadas e com altíssimo impacto social e socioambiental
- Crédito consignado para terceirizadas e empresas fornecedoras no ecossistema de condomínios
Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios da EMPRESTA Capital!
SIMILARES
31 de outubro de 2024 |
Nenhum comentário