Cuidar do planeta é um dever de todos, e esse cuidado precisa estar presente em tudo que fazemos em nossa rotina. Com os síndicos não é diferente, afinal, o tema sustentabilidade em condomínios vem ganhando cada vez mais força.
De acordo com dados de um levantamento de buscas realizado pelo CoteiBem e disponibilizado em um material do SindicoNet, a procura por economia e sustentabilidade com uso de energia fotovoltaica aumentou em 581% entre janeiro e outubro de 2021, comparada com o mesmo período em 2020.
Sendo assim, continue a leitura e saiba como seu condomínio pode contribuir para o meio ambiente.
Como aplicar sustentabilidade em condomínios
Ter uma gestão condominial sustentável, apesar de parecer trabalhosa, pode ser mais simples do que parece. Como? É muito fácil, é seguir as dicas que a EMPRESTA Capital separou para você.
Então continue conosco e transforme a sua gestão condominial em algo mais saudável para o planeta!
1. Conscientize os moradores
Primeiramente, para tudo sair direitinho, é necessário conscientizar os moradores. Dessa forma, realize palestras para abordar o assunto e garantir que todos estejam alinhados com o projeto.
2. Reduzir o consumo de água
Segundo a ONU, metade da população enfrentará problemas com abastecimento de água potável até 2030. Isso já mostra o tamanho da importância de implantar a sustentabilidade em condomínios, né? E você pode fazer parte da mudança!
Para fazer a diferença, você pode: reaproveitar água da chuva, utilizar redutores de vazão, hidrômetros individuais, e muito mais. Em nosso blog sobre crise hídrica deixamos tudo bem explicadinho. Confira o conteúdo na íntegra clicando aqui.
3. Energia Solar
Assim como reaproveitar a água da chuva é uma maneira de economizar e ajudar o planeta, utilizar a energia solar também é. Para captar energia solar no seu condomínio, um sistema central precisa ser instalado. Desse modo, ele irá abater todo o consumo de eletricidade nas áreas comuns do prédio.
Além de ajudar o planeta, tem um detalhe importante que precisa ser destacado: você pode ter uma economia de até 90% dos gastos com energia elétrica.
Quer saber como aplicar no seu prédio? Clique aqui.
É fundamental que você leia também: Saiba sobre a taxa de energia solar.
4. Coleta seletiva
A coleta seletiva talvez seja uma das práticas mais comuns quando falamos de sustentabilidade em condomínios. Ou seja, se a sua gestão ainda não adotou esse método, o momento é agora! Para isso, é necessário que você tenha um plano de ação, pense nos espaços mais adequados para descarte, capacite os responsáveis, e muito mais.
Além disso, você com certeza já viu aquelas lixeiras coloridas por aí, né? Pois bem, elas são boas alternativas para a coleta seletiva no seu prédio. Afinal, cada cor recebe um tipo de lixo diferente.
Para saber mais sobre coleta seletiva acesse aqui.
5. Monte um espaço verde no seu condomínio
Que tal montar um espaço verde no seu condomínio? Bem como podem deixar o ambiente mais bonito e agradável, as áreas verdes contribuem para o equilíbrio do microclima. E não para por aí!
Você sabia que é comprovado cientificamente que o contato com a natureza pode ser benéfico para a saúde? Isso porque ambientes naturais estão ligados a mais relaxamento, menos estresse e diminuição dos riscos de doenças respiratórias, cardiovasculares e emocionais, por exemplo.
E se você tem projetos para o seu condomínio e que são sustentáveis para o planeta, você precisa ler o que contamos nos tópicos a seguir.
Você sabe o que são as Microfinanças Verdes?
Elas são uma parte do mundo microfinanceiro onde há um enfoque diferenciado, bem como possíveis incentivos ao desenvolvimento de projetos internos da instituição ou mesmo de seus clientes diretos – em sua maioria pequenos e microempreendedores – que visam a auto sustentabilidade do meio ambiente. E por falar em sustentabilidade…
Nós temos taxas e condições especiais para o projeto do seu condomínio
Agora, se você tem um projeto que pode impactar o meio ambiente de forma positiva, conte com a gente. Aqui seu financiamento vai receber o selo de prioridade Green Microfinance, o que torna o processo ainda mais rápido! Faça uma cotação agora mesmo e descubra, é só clicar no link abaixo.
Agora que você já sabe a importância de ter uma gestão sustentável, é só implantar no seu prédio. Mas é fundamental que você saiba que nosso planeta já está feliz e grato pela sua atitude. Olha o sorrisão! 🌎.
SIMILARES
26 de setembro de 2024 |
Nenhum comentário