Crise hídrica: quais medidas tomar para reduzir o consumo de água - Empresta Capital

Crise hídrica: quais medidas tomar para reduzir o consumo de água

5 de janeiro de 2022 /

Crise hídrica: quais medidas tomar para reduzir o consumo de água

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), praticamente metade da população enfrentará problemas de abastecimento de água potável até 2030. Isso é resultado das mudanças climáticas, ação humana e crescimento da população. Como consequência, neste momento, a demanda por água doce vai superar o abastecimento em 40%. 

E você, síndico, sabe quais medidas tomar para reduzir o consumo de água dentro do seu condomínio? Neste artigo, a EMPRESTA Capital traz algumas dicas para você adotar no seu prédio e contribuir para um consumo mais consciente entre os moradores. 

1. Crie uma campanha de conscientização 

Para começar, nada melhor do que incentivar os moradores, né? Você pode fazer isso distribuindo cartazes em murais, elevadores e, até mesmo, com o envio de cartas e lembretes em cada apartamento. É imprescindível que todos saibam da importância da campanha para um uso de água mais consciente.  

2. Reaproveitamento de água da chuva e reúso de água 

Reaproveitar água da chuva por meio de reservatórios de armazenamento é uma excelente alternativa. Essa água pode ser utilizada para a limpeza de áreas comuns e para regar os jardins, por exemplo. 

Além disso, a implementação de uma pequena estação de tratamento de água do banho e das pias para reutilização em descargas, lavagens de pisos e outras finalidades, pode ajudar. Esse sistema já está sendo utilizado em novos condomínios, no Brasil. 

3. Faça manutenções preventivas 

Inspeções constantes para evitar os vazamentos possuem um papel importante para a economia de água dentro dos condomínios, pois reduzem em até 20% as contas. O ideal é que a fiscalização ocorra a cada seis meses, no mínimo. Vale lembrar que essa vistoria técnica pode ser feita até mesmo por um zelador treinado. Se qualquer tipo de escape for detectado pelo responsável, o ideal é que o reparo seja solicitado imediatamente. 

4. Hidrômetros individuais

Essa é uma ótima medida, afinal, os hidrômetros individuais são completamente eficazes para a redução do consumo de água dentro dos condomínios. Aproveite as reuniões e assembléias dentro do prédio para propor a troca da conta de água de consumo coletivo para a de consumo individual. Com cada apartamento pagando o que consumir, as famílias adotarão medidas e mudarão alguns hábitos para diminuir o uso de água. 

5. Utilize redutores de vazão 

Quando instalados em chuveiros e torneiras dos apartamentos, esses dispositivos garantem uma excelente economia de água. Os redutores podem ser desde uma simples redinha de ferro que direciona a água, até aparelhos mais tecnológicos e sofisticados, como as torneiras automáticas, por exemplo. 

6. Olá, vizinho. EMPRESTA a máquina de lavar? 

Esse tipo de serviço vem ganhando cada vez mais espaço nos condomínios e tem sido muito eficiente quando o assunto é economizar água. De acordo com Allan Zylberstajn, diretor da Smart Lav, empresa de soluções para lavanderias em condomínio, o serviço de uma lavanderia comum utiliza 3,3 menos água e 5 vezes menos energia do que lavadoras e secadoras individuais. 

Dica extra da EMPRESTA Capital 

Você sabia? Cobrir a piscina pode reduzir a evaporação em até 90% e gerar uma economia de 378,5 litros de água por mês.

Mais do que economizar água, é sobre salvar o planeta

Segundo informa a ONU, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês, o que dá cerca de 110 litros de água por dia, para atender as necessidades de consumo e higiene. No Brasil, porém, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Devido à pressão da água, o consumo dentro de edifícios e apartamentos é ainda maior, por isso, requer mais atenção por parte de todos.  

Agora que você já conhece algumas dicas, está na hora de colocá-las em prática dentro do seu condomínio. Lembre-se, é um trabalho em conjunto e deve existir colaboração de todos os moradores do prédio. O intuito é ir além de salvar o orçamento, é sobre salvar nosso planeta. Assim, ninguém paga caro por nada.

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    [bws_google_captcha]