Empréstimo para funcionários: diferencial na retenção de talentos

Empréstimo para funcionários: diferencial na retenção de talentos

14 de fevereiro de 2024 /

Empréstimo para funcionários: diferencial na retenção de talentos

É muito comum encontrarmos profissionais que trabalham em uma determinada empresa há anos. Às vezes… 10, 15, 40 anos.

Admirável, hein?

No entanto… foi-se o tempo que as pessoas ficavam tantos anos trabalhando no mesmo lugar.

Você já deve ter trabalhado em uma organização que, frequentemente, um funcionário saía e outro chegava. Uma rotina de rotatividade que ninguém se acostuma. 

Hoje em dia, isso tem se tornado comum e ganhou até um nome no mundo corporativo: job hopping, que significa “pular de emprego“. 

Essa prática tem sido mais comum na Geração dos Millennials, nascidos entre 1981 e 1995, e na Geração Z, nascidos entre 1996 e 2010. 

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência em relação à profissionais de 18 a 24 anos:

  • Cerca de 25% (2,7 milhões de pessoas) ficam menos de três meses no mesmo emprego
  • Cerca de 24,1% (2,40 milhões) permanecem de um a dois anos

Por outro lado… 41,67% da Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) e os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964), ficam 10 ou mais anos na mesma empresa.

Mas, por que as novas gerações têm ficado tão pouco tempo em uma mesma empresa?

Bom, segundo uma pesquisa da consultoria de recursos humanos Michael Page, cerca de 84% dos entrevistados apontaram que, no Brasil, o principal motivo para a rotatividade é o salário

Essa rotatividade não é favorável para ninguém e, no caso das empresas, mostra que a retenção de talentos não está acontecendo de forma positiva.

Então, para que no seu condomínio ou na sua administradora não aconteça essa rotatividade de funcionários, vamos aprender algumas estratégias de retenção de talentos. 

O que é retenção de talentos?

Este conceito não é difícil de entender, mas, dependendo da cultura organizacional da empresa, pode levar um tempo para implementar.

A retenção de talentos é a forma como a empresa vai conduzir estratégias que mantenham seus funcionários trabalhando ali, sem pedidos de demissão diários.

O ideal é que os colaboradores se sintam motivados por um ambiente de trabalho saudável, em que o seu engajamento não cai ao longo do tempo, mas permanece desde o momento da contratação.

A retenção de talentos é importante para manter o desempenho e a produtividade da empresa sempre em alta, posicionando-a como uma marca empregadora em que os funcionários têm orgulho de trabalhar.

No mercado de trabalho, já existem algumas estratégias para isso e a primeira que vamos destacar tem relação com as finanças, já que este é o principal motivo da alta rotatividade. 

Empréstimo para funcionários: por que é uma das principais estratégias na retenção de talentos?

O empréstimo para funcionários pode fazer parte do grupo de benefícios que as empresas oferecem aos seus colaboradores.

Essa é uma solução benéfica para ambos. No caso dos colaboradores, podem usar o dinheiro para pagar suas dívidas. Já as empresas, percebem a melhora na produtividade da equipe que não está mais tão preocupada com problemas financeiros.

Em uma pesquisa de 2020, da consultoria Deloitte, 69% dos 9 mil líderes entrevistados revelaram que a disponibilização de uma linha de crédito para dar um fôlego nas finanças de seus colaboradores é uma forma de contribuir na retenção de talentos.

Quando uma empresa promove a estabilidade financeira de seus funcionários, ela contribui na retenção de talentos e na realização de sonhos, promovendo mecanismos para não haver novas dívidas.

Confira outras estratégias de retenção de talentos

FEEDBACK 

No mercado de trabalho, é muito comum que os empregadores informem aos seus funcionários sobre sua atuação, seu comportamento e desempenho nas tarefas. É a famosa cultura do feedback.

Na retenção de talentos, o feedback tem um papel importante, pois dá ao colaborador um retorno se ele está agradando à empresa ou não, se a sua capacitação profissional é suficiente e o estimula a continuar engajado na cultura da empresa.

Com o feedback, os funcionários têm a oportunidade de melhorar seu desempenho, se capacitar mais e corrigir eventuais problemas.

FLEXIBILIDADE

Sabemos que toda empresa é regida por regras internas e regras determinadas pela legislação. No caso de empresas que seguem a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o cumprimento de normas é ainda mais rigoroso.

Mas, isso não quer dizer que o ambiente de trabalho não possa ser flexível. Principalmente depois da pandemia, com a adoção do home office, vimos que é possível tornar o mundo corporativo mais versátil, com adaptações que façam sentido para a empresa e colaborador.

Por isso, pensando na retenção de talentos, vale conversar com a equipe ou fazer uma pesquisa para verificar se o ambiente de trabalho está agradável para todos e tentar implementar modelos de trabalho em que todos possam equilibrar a vida pessoal com a profissional.

PLANO DE CARREIRA

Nenhum funcionário gosta de entrar em uma empresa e ficar anos no mesmo cargo, com o mesmo salário, a mesma rotina.

Essa questão pode ser solucionada com um plano de carreira, para que os colaboradores possam “visualizar” seu futuro profissional na empresa e não tenham vontade de ir trabalhar em outro lugar.

Um plano de carreira pode prever: funções, análises e indicadores comportamentais, gestão de competências, otimização da qualidade de execução dos processos de trabalho.

O plano de carreira também inclui atualização salarial! Lembre-se sempre que o salário é a principal solução para a retenção de talentos.

BENEFÍCIOS

Lembra que dissemos mais acima que o empréstimo para funcionários pode fazer parte do grupo de benefícios de uma empresa?

Então, tem muitos outros benefícios neste grupo:

  • Vale-cultura
  • Auxílio-creche
  • Plano de saúde
  • Vale-combustível
  • Plano odontológico
  • Clube de descontos
  • Vale-alimentação ou refeição
  • Uma sexta-feira de folga por mês
  • Convênio e desconto em academias
  • Convênio com comércios próximos da empresa

Investir nesses benefícios é não se preocupar com a rotatividade de funcionários e cuidar da retenção de talentos da sua empresa.

Empréstimo para funcionários é com a EMPRESTA Capital!

O empréstimo para funcionários de condomínios é um benefício que a EMPRESTA Capital pode te ajudar a oferecer!

✅ Mais de 150 mil créditos em diversas regiões do Brasil

✅ Líder absoluta e pioneira em soluções financeiras para condomínios

✅ Eleita a instituição financeira mais sustentável do Brasil com o 1º processo brasileiro sem papel

✅ Única instituição financeira regulada pelo Banco Central do Brasil focada no segmento de condomínios
Fale conosco e confira tudo sobre a Lei do Empréstimo Consignado para oferecer aos funcionários do seu condomínio!

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    [bws_google_captcha]