Confira dicas para entender a saúde financeira do seu condomínio

Saúde financeira: 7 dicas para entender como anda a do seu condomínio

4 de março de 2022 /

Saúde financeira: 7 dicas para entender como anda a do seu condomínio

Um dos maiores desafios do síndico é garantir a saúde financeira do seu condomínio. Para isso, é necessário muita eficiência e planejamento durante a gestão condominial. Mas, o que é a saúde financeira e como entendê-la? A EMPRESTA Capital tem algumas dicas.

O que é a saúde financeira do condomínio?

A saúde financeira está relacionada ao controle de tudo que envolve questões de receitas, despesas, e orçamento do condomínio. Aliás, cabe ao síndico elaborar o orçamento anual, como previsto no código civil, inciso 6 do artigo 1.348. Quando o cálculo de custos do condomínio é bem elaborado, é possível ter uma melhor compreensão da saúde financeira do prédio e fugir de situações imprevistas.

Planejar: essa é a palavra-chave para preservar a saúde financeira de um condomínio e evitar dores de cabeça no futuro. Mas agora que você já sabe um pouco mais sobre a sobre o que é a saúde financeira, que tal começar a elaborar um plano de ação para entender um pouco mais como anda a do seu condomínio? Confira abaixo.

7 dicas para entender e manter a saúde financeira do seu condomínio

1. Entenda cada despesa do seu prédio

É importantíssimo entender cada gasto que o prédio tem. Também é necessário informar como eles são separados e quanto cada despesa influencia no valor final da taxa de condomínio.

Normalmente, os custos do condomínio são denominados como despesas ordinárias e despesas extraordinárias.

Ordinárias:

Brevemente, são as despesas básicas e necessárias para a gestão do cotidiano do condomínio. Confira alguns exemplos a seguir

✅ Contas de luz, água, gás, entre outros; 

✅ Manutenção de equipamentos;

✅ Salários e compromissos trabalhistas.

Extraordinárias:

Essas aqui, vão além dos gastos básicos do condomínio. Para exemplificar melhor, listamos algumas:

✅ Fundo de reserva e fundo de obras;

✅ Decoração e paisagismo; 

✅ Reformas, obras de melhoria. 

2. Síndico, tenha uma gestão responsável

O síndico é o responsável por zelar pela saúde financeira do condomínio. E, para que ela esteja saudável, é necessário que ele faça uma boa administração de todos os custos do condomínio. No entanto, uma boa administração só é possível com responsabilidade, consciência e entendimento total das questões financeiras do prédio.

Caso precise de ajuda, síndico, você pode recorrer às administradoras de condomínio, que te auxiliarão no entendimento e com uma gestão financeira qualificada para seu condomínio. Investir em capacitação e profissionalização é uma ótima maneira de manter a saúde financeira na palma da sua mão.🖐

3. Classificar os pagamentos é importante

Categorizar os compromissos financeiros do seu condomínio por ordem de prioridade, pode assumir um papel importante no controle de custos. Uma planilha com os gastos e seus graus de prioridade separados por cor pode facilitar a compreensão da situação que seu condomínio está. 

4. Fique atento à inadimplência

Não é uma tarefa das mais agradáveis, digamos assim. Mas, o síndico precisa ter um controle muito rigoroso de quem arca ou não com os compromissos do condomínio. Assim, fica mais fácil manter a saúde financeira em dia, não comprometendo o orçamento da gestão. Seja flexível, mas cobre os débitos o quanto antes.

Conheça o Art. 1336 do Código Civil.

5. Contratos com terceiros? Fique de olho

Todos os contratos devem ser analisados de forma minuciosa pelo síndico, para que tudo fique claro em relação aos gastos. Verifique se no contrato com as empresas existem frequência de reajuste, período de fidelidade na contratação do serviço e pagamento de multa em caso de cancelamento, por exemplo.

6.  Auditoria anual das contas

A auditoria na pasta de prestação de contas é super recomendável. Não à toa, esse tipo de serviço vem sendo cada vez mais praticado pelas gestões condominiais, pois ajuda na profissionalização financeira do prédio. Além de minimizar os riscos de desvio de condutas, ajuda a manter um controle maior da saúde financeira do condomínio.

7. Previsão orçamentária

É o levantamento de informações orçamentárias de uma empresa em relação ao fluxo de caixa. Pode ser realizada no começo ou no final do ano e é importante para entender os investimentos que precisam ser feitos dentro do prédio e, consequentemente, os impactos que essas aplicações causarão no orçamento.

De saúde financeira a EMPRESTA entende

Você já viu o quanto é importante ter o controle da saúde financeira do seu condomínio e como fazer isso. Agora, é só colocar em prática tudo que foi explicado neste post e garantir que o dinheiro que entra na gestão do seu prédio seja investido da maneira correta e esteja a serviço do bem-estar de todos. Afinal, esse é objetivo da EMPRESTA.

E se você precisa de ajuda com os projetos que tem para o seu condomínio, entre em contato conosco, nós podemos te ajudar. Oferecemos crédito produtivo para profissionais autônomos e microempreendedores prestadores de serviço em condomínios residenciais e comerciais. Saiba mais → https://emprestacapital.com.br/para-pj

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    [bws_google_captcha]